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dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniella Thiemy Sada dapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:41:25Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184703pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou conhecer motivos pelos quais egressos de escola pública não concorreriam pelas vagas reservadas aos cotistas desse grupo no Concurso Vestibular da UFRGS e, em particular, se esses motivos estariam relacionados com suas experiências com a matemática escolar. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escola pública da periferia de Porto Alegre. Os dados sugerem que a mobilização para o vestibular e para o ENEM está associada ao modo como as informações, expectativas e representações sobre o Ensino Superior se apresentam em seu cotidiano, mas também decorre de sua relação com a escola e com a aprendizagem. A experiência com a matemática escolar parece influenciar na escolha dos cursos que pretendem realizar no Ensino Superior, mas não houve indícios de que interferiria na opção por participar ou não dos processos de seleção para ingresso no Ensino Superior.pt
dc.description.abstractThis study searched for reasons why public school graduates would not compete for the vacancies reserved for the minority applicants in the UFRGS Entrance Examination and, in particular, if these reasons would be related to their experiences with school mathematics. For this purpose, questionnaires were applied and individual semi-structured interviews were conducted with third year students of public high school in the periphery of Porto Alegre. The data suggest that mobilization for the university entrance examination and for the ENEM is associated to the way that information, expectations and representations about Higher Education appear in their daily life, but it also stems from their relationship with school and learning. The experience with school mathematics seems to influence the choice of the courses that they intend to perform in Higher Education, but there was no evidence that it would interfere in the choice of participating or not in the processes of selection for admission to Higher Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic Schoolen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subjectSchool mathematicsen
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectHigher Educationen
dc.titleExperiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079434pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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