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Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior
dc.contributor.advisor | Burigo, Elisabete Zardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Daniella Thiemy Sada da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T02:41:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/184703 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou conhecer motivos pelos quais egressos de escola pública não concorreriam pelas vagas reservadas aos cotistas desse grupo no Concurso Vestibular da UFRGS e, em particular, se esses motivos estariam relacionados com suas experiências com a matemática escolar. Para isso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escola pública da periferia de Porto Alegre. Os dados sugerem que a mobilização para o vestibular e para o ENEM está associada ao modo como as informações, expectativas e representações sobre o Ensino Superior se apresentam em seu cotidiano, mas também decorre de sua relação com a escola e com a aprendizagem. A experiência com a matemática escolar parece influenciar na escolha dos cursos que pretendem realizar no Ensino Superior, mas não houve indícios de que interferiria na opção por participar ou não dos processos de seleção para ingresso no Ensino Superior. | pt |
dc.description.abstract | This study searched for reasons why public school graduates would not compete for the vacancies reserved for the minority applicants in the UFRGS Entrance Examination and, in particular, if these reasons would be related to their experiences with school mathematics. For this purpose, questionnaires were applied and individual semi-structured interviews were conducted with third year students of public high school in the periphery of Porto Alegre. The data suggest that mobilization for the university entrance examination and for the ENEM is associated to the way that information, expectations and representations about Higher Education appear in their daily life, but it also stems from their relationship with school and learning. The experience with school mathematics seems to influence the choice of the courses that they intend to perform in Higher Education, but there was no evidence that it would interfere in the choice of participating or not in the processes of selection for admission to Higher Education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Public School | en |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Affirmative actions | en |
dc.subject | School mathematics | en |
dc.subject | Matemática escolar | pt_BR |
dc.subject | Higher Education | en |
dc.title | Experiências de estudantes de escola pública com a matemática escolar e sua mobilização para o acesso ao ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001079434 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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