Análise da frequência e severidade de acidentes viários em curvas de rodovias de pista simples : o caso da BR 116
dc.contributor.advisor | García, Daniel Sergio Presta | pt_BR |
dc.contributor.author | Andriola, César Luís | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T02:41:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/184684 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os acidentes de trânsito são responsáveis por 47 mil mortes nas estradas brasileiras por ano, resultando em um prejuízo de 40 bilhões de reais, levando em conta a perda de produção causada pela morte. Este trabalho busca identificar o impacto que os parâmetros geométricos Ângulo Central, Declividade, Desenvolvimento, Raio e Superelevação causam na frequência e severidade de acidentes em curvas de rodovias de pista simples. Além dessas variáveis, a estimação de um modelo de severidade de acidentes permitiu adicionar na análise variáveis ambientais e humanas existentes na base de dados da Polícia Rodoviária Federal. As variáveis utilizadas no presente trabalho se mostraram significativas em diferentes modelos, a diferentes níveis. Para a realização das análises, foi necessária a construção de uma base de dados contendo os parâmetros geométricos e a informação sobre acidentes para cada uma das curvas dos trechos estudados. A obtenção dos parâmetros geométricos foi realizada através da reconstituição geométrica da rodovia, realizada a partir de coordenadas georreferenciadas. A partir da construção da base de dados foram estimados dois tipos de modelos de regressão: o modelo Binomial Negativo para a análise da frequência de acidentes e o modelo Logit Ordenado para a análise da severidade de acidentes. O resultado mais importante encontrado foi o efeito do aumento da declividade e da superelevação no sentido de aumentar a frequência e de reduzir a severidade dos acidentes. Esse e outros resultados foram discutidos e interpretados a partir de resultados da literatura. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Análise da frequência e severidade de acidentes viários em curvas de rodovias de pista simples : o caso da BR 116 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Torres, Tânia Batistela | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001079240 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5853)