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dc.contributor.advisorTeixeira, Luciana Barcellospt_BR
dc.contributor.authorKaraim, Márcia Florespt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:41:05Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184625pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, o índice de suicídios em jovens cresceu 12% entre 2011 e 2015. Atualmente é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos. A escola é o local onde mais tempo os jovens passam juntos e em contato com adultos, que neste caso, são os professores. Isso porque na maioria das famílias os pais estão ausentes devido ao trabalho e outras atividades. Por estas razões, a escola parece ser um bom ambiente para o trabalho de promoção de saúde, especialmente sobre o tema suicídio, tendo em vista que os jovens não costumam frequentar serviços de saúde e, portanto, há um distanciamento entre profissionais de saúde da atenção básica e os jovens. Cabe destacar, que o professor/educador não tem formação para abordagem de saúde mental, e os pais dos jovens nem sempre recebem bem a informação de que seu filho possa estar apresentando algum problema desta ordem, que possa ser indicativo de depressão, por exemplo. Este trabalho é um relato de experiência de uma intervenção de promoção de saúde sobre prevenção do suicídio realizada com jovens, professores e pais, em uma escola estadual no município de Canoas, cujo objetivo geral foi promover um espaço de escuta em relação ao suicídio junto a profissionais da saúde, esclarecendo mitos sobre o assunto e alertando para sinais e sintomas que possam convergir para o suicídio ou tentativa. O projeto foi realizado no mês de junho de 2018, através de duas oficinas com técnica de pesquisa-ação, uma destinada aos jovens e outra cujo público-alvo foi professores e pais. Estas atividades foram gravadas em áudio e análise qualitativa foi realizada. Diferentes técnicas disparadoras de debates foram utilizadas nas atividades. Os jovens discutiram temas cotidianos que podem levar a problemas de saúde mental e esclareceram muitas dúvidas sobre o suicídio, demonstrando interesse em aprender como identificar colegas que estejam apresentando problemas de saúde mental, mostrando atitudes solidárias de apoio. Professores e pais discutiram estratégias de enfrentamento do problema. Observaram-se diferentes conceitos do que viria a ser o suicídio e suas causas e houve relatos de casos graves de suicídio. A avaliação dos participantes foi positiva e houve a indicação de continuidade deste tipo de intervenção, trazendo mais o tema para dentro da escola, especialmente na abordagem direta com os jovens. A equipe que conduziu as atividades considerou que na escola existe um importante espaço para trabalhar a temática proposta e, portanto, recomenda-se a continuidade do trabalho.pt
dc.description.abstractIn Brazil, the suicide rate among youths has grown by 12% between 2011 and 2015. Today it is the fourth largest cause of death among young people aged 15-29. The school is where most of the time young people spend together and in contact with adults, who in this case are the teachers. This is because in most families parents are absent due to work and other activities. For these reasons, the school seems to be a good environment for health promotion work, especially on the subject of suicide, considering that young people do not usually attend health services and, therefore, there is a gap between health care professionals and young people. It should be noted that the teacher does not have a mental health approach, and parents of young people do not always receive information that their child may be presenting a problem of this order, which may be indicative of depression, for example. This work is an experience report of a health promotion intervention on suicide prevention conducted with young people, teachers and parents, in a state school in the municipality of Canoas, whose general objective was to promote a listening space regarding suicide with health professionals, clarifying myths about the subject and alerting to signs and symptoms that may converge to suicide or attempt. The project was carried out in June 2018, through two workshops with a research-action technique, one aimed at young people and another whose target audience was teachers and parents. These activities were recorded in audio and qualitative analysis was performed. Different triggers of debate were used in the activities. Young people discussed everyday issues that could lead to mental health problems and raised many questions about suicide, showing interest in learning how to identify colleagues who are presenting mental health problems, showing supportive attitudes of support. Teachers and parents discussed coping strategies. Different concepts were observed of what would become suicide and its causes and there were reports of serious cases of suicide. The evaluation of the participants was positive and there was an indication of continuity of this type of intervention, bringing the theme closer to the school, especially in the direct approach with the young people. The team that conducted the activities considered that in the school there is an important space to work on the proposed theme and, therefore, it is recommended to continue the work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSuicideen
dc.subjectSuicídio : Prevenção e controlept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSuicide attempten
dc.titlePrevenção do suicídio na escola : a experiência de uma intervenção realizada na cidade de Canoas envolvendo jovens, pais e professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationSaúde Coletiva: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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