Show simple item record

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Jonathan Vicentept_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:41:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184622pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa e descreve como aconteceu uma prática de pesquisa com alunos da Educação Básica, na qual a Modelagem Matemática na Perspectiva Sócio-Crítica juntamente com a Resolução de Problemas serviram como meios para propiciar reflexões acerca da Ideologia da Certeza acerca da qual Borba & SKovsmose escreveram. Essa pesquisa surgiu do desejo do autor de trazer indagações e problematizações para estudantes da Educação Básica acerca das linguagens de poder que utilizam afirmações matemáticas como forma de validar seus argumentos. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2018, com uma turma do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto de pesquisa que foi integrado nas atividades de estágio final de curso do pesquisador. Os problemas propostos e analisados foram retirados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e questionários foram criados e aplicados com a intenção de auxiliar na pesquisa. O roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, foi utilizado para auxiliar nas etapas da Modelagem Matemática. A análise da pesquisa realizou-se de forma qualitativa, e se baseia nos trabalhos de Garnica, Barbosa, Wanderer, Polya, Onuchic e outros autores, os quais pesquisam sobre Modelagem Matemática, Etnomatemática e Resolução de Problemas.pt
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper analyzes and describes how a research practice with Basic Education students took place, in which Mathematical Modeling in the Socio-Critical Perspective together with Problem Solving served as a means to provide reflections about the Ideology of Certainty on which Borba & SKovsmose wrote. This research arose from the author's desire to bring questions and problematizations to students of Basic Education about the languages of power that use mathematical affirmations as a way of validating their arguments. The data collection was carried out in the academic year of 2018, with a high school class of the public network of Porto Alegre, through a research project that was integrated in the activities of the researcher's final stage of the course. The problems proposed and analyzed were taken from the National High School Examination (ENEM) and questionnaires were created and applied with the intention of assisting in the research. The GTERP roadmap, Working Group on Problem Solving Studies, was used to assist in the stages of Mathematical Modeling. The research was carried out in a qualitative way, and is based on the works of Garnica, Barbosa, Wanderer, Polya, Onuchic and other authors, who research on Mathematical Modeling, Ethnomathematics and Problem Solving.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCertainty ideologyen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.titleModelagem matemática : acerca do ensino e aprendizagem de matemática com questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079478pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record