Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorMachado, João Marcos Marquespt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:41:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184621pt_BR
dc.description.abstractCom a intenção de compreender quais possíveis papéis a aprendizagem de matemática pode ocupar no processo de socioeducação de menores em conflito com a lei, e ainda quais ela pode promover a esses jovens, o presente trabalho se propôs a investigar a aprendizagem de matemática na socioeducação. Este trabalho se deu através de uma pesquisa qualitativa, na qual as aulas a menores infratores foram pensadas, propostas e analisadas a partir da analogia com o teatro. O planejar da aula, os alunos e professores, o espaço no qual foi realizada a aula, os conteúdos desenvolvidos e o próprio acontecimento da aula foram vistos como processos e partes constituintes da construção de cenários para aprendizagens. A partir da análise de duas aulas seguindo o mesmo planejamento, foi possível encontrar e relacionar a ambas os acontecimentos que evidenciaram a potencialidade destes modelos de promover, no seu decorrer, espaços nos quais os estudantes puderam abordar os conceitos matemáticos, estabelecendo relações com o meio no qual estão inseridos e, ainda, espaços de criação e autoria durante o processo de aprendizagem.pt
dc.description.abstractIn order to understand what possible roles mathematics learning can occupy in the process of socioeducation of minors in conflict with the law, and even which it can promote to that young people, the present work has proposed to investigate the learning of mathematics in the socioeducation. This work was done through a qualitative research, in which classes to minor offenders were thought, proposed and analyzed from the analogy with the theater. The planning of the class, the students and teachers, the space where the class was held, the contents developed and the class event itself were seen as processes and constituent parts of the construction of scenarios for learning. From the analysis of two classes following the same planning, it was possible to find and relate to both some events that showed the potentiality of these models to promote, in the course, spaces in which the students could approach the mathematical concepts, establishing relations with the environment in which they are inserted and, also, spaces of creation and authorship during the learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial educationen
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectLearning scenariosen
dc.subjectMathematics learningen
dc.titleProtagonismo em cenário de socioeducação e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079469pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples