Formação dos docentes de Saúde Coletiva : uma amostra sobre a diversidade
dc.contributor.advisor | Rocha, Cristianne Maria Famer | pt_BR |
dc.contributor.author | Maciel, Franciele dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T02:40:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/184571 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a formação das primeiras turmas do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, a partir de 2012, tornam-se necessários estudos que avaliem o desafio dessa formação tão ampla, de saberes e práticas dentro da área da saúde. O objetivo deste estudo é analisar o perfil acadêmico dos docentes dos Cursos de Saúde Coletiva de três universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal da Bahia. O caráter da pesquisa é exploratório e descritivo. Foram utilizadas ferramentas de coleta de dados na Plataforma de Currículos Lattes para obtenção dos resultados. A análise dos dados é descritiva simples, a partir dos percentuais estatísticos obtidos. Como resultado, observa-se que não existe diferença significativa entre as universidades quanto à formação dos docentes. Pretende-se, com este estudo, colaborar com o desenvolvimento desta formação, contribuindo, consequentemente, para a melhoria do Sistema Único de Saúde. | pt |
dc.description.abstract | With the formation of the first classes of the Bachelor Course in Collective Health, as of 2012, it becomes necessary studies that evaluate the challenge of such a wide formation, of knowledge and practices within the health area. The objective of this study is to analyze the academic profile of the professors of the Collective Health Courses of three Brazilian universities: Federal University of Rio Grande do Sul, Federal University of Mato Grosso and Federal University of Bahia. The character of the research is exploratory and descriptive. Data collection tools were used in the Lattes Curriculum Platform to obtain the results. Data analysis is simple descriptive, based on the statistical percentages obtained. As a result, it can be observed that there is no significant difference between universities in teacher education. This study intends to collaborate with the development of this training, contributing, consequently, to the improvement of the Unified Health System. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Collective Health | en |
dc.subject | Saúde coletiva | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Brazil | en |
dc.subject | University | en |
dc.subject | Universidade : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training | en |
dc.title | Formação dos docentes de Saúde Coletiva : uma amostra sobre a diversidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001077858 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Saúde Coletiva: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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