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dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-07T02:46:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-7321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184431pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos especí* cos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares.pt
dc.description.abstractThe is article presents the results of a research carried out with the objective of examining statements produced by Elementary School teachers from a bilingual school for deaf students about mathematics teaching. The theoretical contributions that sustain the work come from the field of Mathematical Education convergent to the poststructuralist theories. The scrutinized research material consists of a set of texts written by teachers about their students and math classes. The methodological strategy put into action to operate on the materials was guided by the discourse analysis as discussed by Michel Foucault. The exam showed the presence of normalizing practices circulating in Mathematics classes that act in the constitution of specific ways of being a student and also regulate the pedagogical practices of the educators. It can be seen that, at the limit, school mathematics is conceived as a transcendental science based on characteristics such as abstraction and formalism, normalizing and conducting the behaviors of school subjects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 23, n.2 (jul. 2018), p. 223-237pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDeaf studiesen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectPost-structuralismen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectNormalizationen
dc.titleMatemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeScholar mathematics, bilingual school for the deaf and normalization processes en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001078801pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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