Professor-criança : uma possibilidade na formação de professores de matemática
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Data
2018Tipo
Outro título
Teacher-child : a possibility in the education of mathematics teacher education
Assunto
Resumo
Temos memórias de docências e discências, reconhecemos alguns modos de estar em sala de aula. Seguimos deveres, esquivamos devires. Mantemos uma relação com a verdade que muitas vezes inibe a experimentação e a criação de novos modos de estar em uma aula de matemática. Considerando as forças densas do contexto de verdades estabelecido sobre docência em Educação Matemática e, ao mesmo tempo, forçados a buscar outros modos de nos relacionarmos com esse contexto, propomos neste texto um exercício ...
Temos memórias de docências e discências, reconhecemos alguns modos de estar em sala de aula. Seguimos deveres, esquivamos devires. Mantemos uma relação com a verdade que muitas vezes inibe a experimentação e a criação de novos modos de estar em uma aula de matemática. Considerando as forças densas do contexto de verdades estabelecido sobre docência em Educação Matemática e, ao mesmo tempo, forçados a buscar outros modos de nos relacionarmos com esse contexto, propomos neste texto um exercício que explora a potência da Filosofia da Educação na formação do professor de matemática, sem intenção de explicar, legitimar ou consolidar, mas de explorar, “pensar, ser e ensinar de outro modo" (KOHAN, 2003, p. 225). Ousamos lidar com a preparação de um personagem, o professor-criança. Um personagem que talvez já exista, mesmo que adormecido, mesmo que com outros nomes, outras formas... Um personagem que se movimenta inspirado pelo conceito de devir-criança e seu potencial na formação do professor de matemática. Uma preparação que tenta encontrar brechas para o novo e tornar-nos sensíveis a encontros intensivos e aos movimentos causados por suas forças. ...
Abstract
We have memories of teaching and learning, we recognize ways of being in the classroom. We follow tasks, we dodge becomings. We keep a relation with the truth that often inhibits experimentation and creation of new ways of being in a math class. Considering the dense forces within the context of truths established around teaching in Math Education, and simultaneously forced to seek other ways of relating with this context, we propose in this text an exercise that explores the potency of Philoso ...
We have memories of teaching and learning, we recognize ways of being in the classroom. We follow tasks, we dodge becomings. We keep a relation with the truth that often inhibits experimentation and creation of new ways of being in a math class. Considering the dense forces within the context of truths established around teaching in Math Education, and simultaneously forced to seek other ways of relating with this context, we propose in this text an exercise that explores the potency of Philosophy of Education for the education of the math teacher, without the intention of explaining, legitimating or consolidating, but exploring, “thinking, being and teaching in a different way” (KOHAN, 2003, p. 225). We thus dare to deal with the preparation of a character, the teacher-child. A character that may already exist, even if asleep, even with other names, other forms… A character that moves around inspired by the concept of becoming-child and its potential in the education of the math teacher. A preparation that seeks to find breaches for the new and make us become sensitive to intensive encounters and the movements caused by their forces. ...
Contido em
Em teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-11
Origem
Nacional
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