Show simple item record

dc.contributor.advisorVargas, Lilia Mariapt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Alexandre Maçadapt_BR
dc.date.accessioned2010-01-29T04:16:10Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18438pt_BR
dc.description.abstractO funcionamento da cadeia de suprimentos é um tema atual que tem motivado muitas pesquisas para o entendimento da sua dinâmica como fonte de obtenção de vantagem competitiva. O bullwhip effect - efeito de oscilação de demanda dentro da cadeia de suprimentos - é um dos causadores de ineficiências operacionais e de consequentes gastos desnecessários. Esse fenômeno ainda não foi estudado em sua totalidade; a maioria das pesquisas até então utilizaram-se de análises quantitativas, não levando em conta fatores qualitativos presentes em situações de oscilação de demanda, tais como: a experiência do programador de demanda, as capabilidades desenvolvidas pela empresa e os métodos que ela utiliza para integrar o conhecimento sobre o fenômeno. Esta pesquisa contribui nesse sentido. Coloca em evidência, por meio da análise qualitativa do bullwhip effect e dos fundamentos do processo de capacidade absortiva. Busca-se integrar esses dois conceitos, até então não abordados conjuntamente. A reunião desse referencial e dos resultados obtidos por intermédio das observações deverá fornecer subsídios para a melhor compreensão do fenômeno. A estratégia de pesquisa selecionada se deu por meio de estudos de caso com três empresas brasileiras, de diferentes setores. Entrevistaram-se sete executivos das empresas, responsáveis pela programação da produção e a análise de demanda. Foram encontrados muitos pontos convergentes entre a literatura e a prática empresarial, principalmente sobre os fundamentos da capacidade absortiva em uma situação de bullwhip effect, como também entre as diferentes dimensões da capacidade absortiva per se. A principal contribuição da pesquisa está em integrar orientações teóricas e ações práticas desenvolvidas pelas empresas sob o bullwhip effect, relacionadas com a capacidade absortiva, dando destaque aos fatores humanos, o que propicia um referencial mais abrangente para examinar esses processos. Em nível gerencial, oferece-se subsídios aos gestores no aprimoramento de técnicas de absorção do conhecimento em situações de oscilação de demanda, tornando suas previsões e a produção mais eficientes.pt_BR
dc.description.abstractThe operation of the supply chain is a current topic and it has motivated many researches in order to understand its dynamic as source of obtaining competitive advantage. The bullwhip effect - the effect of oscillating demand inside the supply chain - is one of the originators of operational inefficiencies and consequent unnecessary expenditure. This phenomenon has not been studied in its totality yet; most researches have used quantitative analysis so far, not taking into account qualitative factors which are present in oscillating demand situations, such as: the experience of the demand manager, the capabilities developed by the company and the methods which it uses to integrate the knowledge about the phenomenon. This research contributes in this sense. It highlights through the bullwhip effect qualitative analysis and the process fundamentals of absorptive capacity. It pursuits to integrate these two concepts which have not thus far been approached together. The reunion of this reference and the obtained results through remarks should provide subsidies for better comprehension of the phenomenon. The research strategy selected was through case studies with three Brazilian companies of different sectors. Seven executives of the companies were interviewed; they are responsible for the production programming and for the demand analysis. Many convergent points were found between literature and the business practice, mainly concerning the fundamentals of absorptive capacity in a bullwhip effect situation, as well as among the different dimensions of absorptive capacity per se. The main contribution of the research is to integrate theoretical orientations and practical actions developed by the companies under the bullwhip effect, which are related to the absorptive capacity, highlighting to the human factors, which provides a reference more comprehensive to examine these processes. In a managerial level, subsidies are offered to the managers in the improvement of the absorption techniques of the knowledge in oscillating demand situations, making their forecasts and the production more efficient.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSupply chainen
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectBullwhip effecten
dc.subjectAnálise qualitativapt_BR
dc.subjectEfeito chicotept_BR
dc.subjectAbsorptive capacityen
dc.subjectKnowledgeen
dc.titleBullwhip effect e capacidade absortiva das empresas : uma pesquisa com múltiplos casospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000729113pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record