O grande silêncio, o clamor vão, a inflexível filha : luto das mulheres na Antígone de Sófocles
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2018Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Através da análise do drama trágico Antígone do poeta Sófocles, o que se pretende é identificar quais são as reações à morte das personagens femininas (Antígone, Ismene e Eurídice). O presente trabalho, portanto, se divide em introdução, três capítulos autônomos e o desfecho. Na introdução, discuto o conceito de clássico no mundo contemporâneo e a pertinência do estudo da tragédia para compreender melhor o papel da mulher na sociedade grega. No primeiro capitulo, procuro comentar aspectos da vi ...
Através da análise do drama trágico Antígone do poeta Sófocles, o que se pretende é identificar quais são as reações à morte das personagens femininas (Antígone, Ismene e Eurídice). O presente trabalho, portanto, se divide em introdução, três capítulos autônomos e o desfecho. Na introdução, discuto o conceito de clássico no mundo contemporâneo e a pertinência do estudo da tragédia para compreender melhor o papel da mulher na sociedade grega. No primeiro capitulo, procuro comentar aspectos da vida de Sófocles para melhor situar a tragédia ora analisada em seu contexto histórico particular, bem como apresentar a trama encenada como um desfecho do mito dos labdácidas e tecer considerações sobre a representação trágica e o herói. No segundo capítulo, procuro apresentar elementos trazidos pela historiografia especializada a respeito da experiência da morte na Grécia antiga, com particular interesse no século V. a.e.c. No terceiro capítulo, procuro analisar o lamento e a reação à morte das três mulheres da peça, a fim de verificar se o comportamento das personagens tem alguma relação com o lamento das mulheres “reais” que as fontes antigas nos apresentam. Já na conclusão, sugiro a possibilidade de identificar no comportamento de Antígone uma espécie de virtude característica e paradoxal: por um lado, evidencia elementos que a ligam à esfera do oikos em relação ao comprometimento com a família em detrimento, até mesmo, da própria vida; por outro, apresenta traços de performatividade masculina ao lhe atribuírem predicados genuinamente considerados dos homens no mundo antigo. ...
Abstract
Through the analysis of the poet Sophocles' tragic drama Antigone, it is intended to identify which reactions the female characters (Antigone, Ismene and Eurydice) have to death. The present work, therefore, is divided into introduction, three autonomous chapters and the upshot. In the introduction, I discuss the concept of classical in the contemporary world and the pertinence of the study of tragedy to better understand women's role in Greek society. In the first chapter, I aim to comment on ...
Through the analysis of the poet Sophocles' tragic drama Antigone, it is intended to identify which reactions the female characters (Antigone, Ismene and Eurydice) have to death. The present work, therefore, is divided into introduction, three autonomous chapters and the upshot. In the introduction, I discuss the concept of classical in the contemporary world and the pertinence of the study of tragedy to better understand women's role in Greek society. In the first chapter, I aim to comment on aspects of Sophocles' life in order to better situate the tragedy analyzed in its particular historical context, as well as to present the staged plot as an oend to the myth of Labdacids and to make considerations about the tragic representation and the hero. In the second chapter, I intend to present elements brought by specialized historiography about the experience of death in ancient Greece, with particular interest in the 5th century BCE. In the third chapter, I aim to analyze the lament and reaction to death of the three women in the play in order to verify whether the behavior of the characters has any relation to the lament of the ''real'' women the ancient sources present us with. In the conclusion, I suggest the possibility of identifying in Antigone's behavior a sort of characteristic and paradoxical virtue: while it shows elements that link her to the oikos's sphere in relation to the commitment to the family, even to the detriment of life itself, it also displays traces of masculine performativity by attributing her predicates genuinely considered as belonging to men in the ancient world. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
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