Modelo teórico para mensuração do pensamento crítico holístico no ensino do processo diagnóstico da enfermagem
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Modelo teórico de mensuración del pensamiento crítico holístico en la enseñanza del proceso diagnóstico de enfermería
Theoretical Model for holistic measurement of critical thinking in the nursing diagnosis process teaching
Assunto
Resumo
O Processo Diagnóstico de Enfermagem (PDE) está estruturado nas etapas de investigação, interpretação e diagnósticos de enfermagem para tomada de decisões acuradas em enfermagem. Para o alcance dessas etapas, o enfermeiro deve desenvolver habilidades de pensamento crítico holístico (PCH) a fim de tomar decisões focadas nos melhores resultados. Este estudo tem como referencial teórico o PCH proposto por Facione. O objetivo geral foi elaborar um modelo teórico de mensuração do pensamento crítico ...
O Processo Diagnóstico de Enfermagem (PDE) está estruturado nas etapas de investigação, interpretação e diagnósticos de enfermagem para tomada de decisões acuradas em enfermagem. Para o alcance dessas etapas, o enfermeiro deve desenvolver habilidades de pensamento crítico holístico (PCH) a fim de tomar decisões focadas nos melhores resultados. Este estudo tem como referencial teórico o PCH proposto por Facione. O objetivo geral foi elaborar um modelo teórico de mensuração do pensamento crítico holístico no ensino do processo diagnóstico de enfermagem e os objetivos específicos foram: realizar tradução, adaptação transcultural e validação do instrumento de avaliação do pensamento crítico Holistic Critical Thinking Scoring Rubric (HCTSR) para o português do Brasil, mensurar o PCH de acadêmicos de enfermagem no ensino do PDE e identificar os elementos conceituais e metaconceitos que estruturam o modelo teórico de mensuração do Pensamento Crítico Holístico de acadêmicos de Enfermagem no ensino do Processo diagnóstico de Enfermagem. Tratou-se de um estudo metodológico, exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou-se a coleta de dados em três momentos distintos e inter-relacionados: no primeiro momento ocorreram a tradução, adaptação e validação do instrumento Holistic Critical Thinking Scoring Rubric (HCTSR) para o português brasileiro; o segundo momento contitui-se da mensuração do PCH de acadêmicos de enfermagem com uso do HCTSR; no terceiro momento a elaboração do modelo teórico de mensuração do pensamento crítico holístico no ensino do processo diagnóstico de enfermagem. Foram incluídos três tradutores; seis enfermeiros experts, trinta e cinco acadêmicos de enfermagem regularmente matriculados do sétimo ao décimo semestres do Curso de Enfermagem e quatro professores avaliadores, com no mínimo dois anos de experiência profissional na aplicação do PDE para contribuírem nas etapas da pesquisa. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A tradução e adaptação transcultural do instrumento foi realizada por três tradutores, sendo que o terceiro tradutor realizou a back translation, enviada ao autor do instrumento para aprovação final e ao Comitê de Experts para realização da equivalência Semântica. Após essa etapa, foi realizada a validação do instrumento HCTSR pelo pesquisador através do pré-teste com trinta acadêmicos de Enfermagem, foi disponibilizado um caso clínico validado para aplicação do PDE, seguida de posterior avaliação das respostas ao estudo de caso com o uso do instrumento HCTSR por três avaliadores, incluindo-se o pesquisador. No segundo momento, foram realizadas quatro sessões de grupos focais (dois grupos com acadêmicos de enfermagem e dois grupos com professores avaliadores), com o objetivo de avaliar a compreensão de acadêmicos de Enfermagem e de professores acerca do pensamento crítico holístico, do processo diagnóstico de enfermagem e para avaliação do PCH com uso do HCTSR. A análise dos dados oriundos dos grupos focais foi realizada através da análise de conteúdo, da qual se originaram os metaconceitos e elementos conceituais do modelo teórico. No terceiro momento, com base nos achados de pesquisa do primeiro e segundo momentos, foi construído o modelo teórico de mensuração do PCH no ensino do PDE. O modelo teórico demonstrou a complexidade do PDE com base na aplicação do PCH de acadêmicos de enfermagem na tomada de decisões clínicas; além disso, identificou-se a aplicabilidade do instrumento HCTSR para avaliação do pensamento critico dos estudantes, configurando-se em importante ferramenta de avaliação diagnóstica dos estudantes de enfermagem em diferentes níveis de formação, o que pode de fato contribuir para o avanço da ciência de enfermagem no que se refere à formação do enfermeiro crítico e reflexivo, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais brasileiras. Com base no modelo, será possível implementar diferentes estratégias de ensino do PCH no PDE de acordo com o nível de PCH dos acadêmicos de enfermagem. ...
Resumen
El Proceso Diagnóstico de Enfermería (PDE) está estructurado en las etapas de investigación, interpretación y diagnósticos de enfermería para toma de decisiones exactas en enfermería. Para el alcance de las etapas, el enfermero debe desarrollar habilidades de pensamiento crítico holístico (PCH) para tomar decisiones enfocadas en los mejores resultados. Este estudio tiene el referencial teórico de PCH propuesto por Facione. El objetivo general ha sido la elaboración de un modelo teórico de mensu ...
El Proceso Diagnóstico de Enfermería (PDE) está estructurado en las etapas de investigación, interpretación y diagnósticos de enfermería para toma de decisiones exactas en enfermería. Para el alcance de las etapas, el enfermero debe desarrollar habilidades de pensamiento crítico holístico (PCH) para tomar decisiones enfocadas en los mejores resultados. Este estudio tiene el referencial teórico de PCH propuesto por Facione. El objetivo general ha sido la elaboración de un modelo teórico de mensuración del pensamiento crítico holístico en la enseñanza del proceso diagnóstico de enfermería y los objetivos específicos han sido: realizar traducción, adaptación transcultural y validación del instrumento de evaluación del pensamiento crítico Holistic Critical Thinking Scoring Rubric (HCTSR) para portugués de Brasil, mensurar el PCH de académicos de enfermería en la enseñanza de PDE e identificar los elementos conceptuales y metaconceptos que estructuran el modelo teórico de mensuración del Pensamiento Crítico Holístico de académicos de Enfermería en la enseñanza del Proceso Diagnóstico de Enfermería. El estudio es metodológico, exploratorio-descriptivo, con enfoque cuali-cuantitativa, realizado en una Institución de Enseñanza Superior (IES) de la región metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Después de reporte favorable de la Comisión de Ética en Investigación de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se inició la recoleta de datos en tres momentos distintos e interrelacionados: en el primer momento, la traducción, adaptación y validación del instrumento Holistic Critical Thinking Scoring Rubric (HCTSR) para portugués de Brasil; en el segundo momento, la mensuración del PCH de académicos de enfermería con el HCTSR; en el tercer momento, la elaboración del modelo teórico de mensuración del pensamiento crítico holístico en la enseñanza del proceso diagnóstico de enfermería. Se incluyeron tres traductores; seis enfermeros expertos, treinta y cinco académicos de enfermería regularmente inscriptos del séptimo al décimo semestres del Curso de Enfermería y cuatro profesores evaluadores, con el mínimo de dos años de experiencia profesional en la aplicación de PDE para contribución en las etapas de la investigación. Todos los involucrados han firmado el Término de Consentimiento Libre y Esclarecido (TCLE). Tres traductores han realizado la traducción y adaptación transcultural del instrumento, el tercer traductor ha hecho la back translation, enviada al autor del instrumento para aprobación final y a la Comisión de Expertos para realización de la equivalencia Semántica. Después de esta etapa, se realizó la validación del instrumento HCTSR por el investigador por el pretest con treinta académicos de Enfermería. Se ha hecho disponible un caso clínico validado para aplicación del PDE, enseguida posterior evaluación de las respuestas al estudio de caso con el uso del instrumento HCTSR por tres evaluadores, incluso el investigador. En el segundo momento, se realizaron cuatro sesiones de grupos focales (dos grupos con académicos de enfermería y dos grupos con profesores evaluadores), con el objetivo de evaluar la comprensión de académicos de Enfermería y de profesores sobre el pensamiento crítico holístico, del proceso diagnóstico de enfermería y para evaluación del PCH con uso del HCTSR. Se ha realizado el análisis de los datos originados de los grupos de enfoque por el análisis de contenido, de la que se han originado los metaconceptos y elementos conceptuales del modelo teórico. En el tercer momento, con base en los descubrimientos de investigación del primer y segundo momentos, se ha construido el modelo teórico de mensuración de PCH en la enseñanza de PDE. El modelo teórico ha demostrado la complejidad del PDE basado en la aplicación de PCH de académicos de enfermería en la toma de decisiones clínicas; además, se ha identificado la aplicabilidad del instrumento HCTSR para evaluación del pensamiento crítico de los estudiantes, configurándose en importante herramienta de evaluación diagnóstica de los estudiantes de enfermería em distintos niveles de formación, lo que puede, de hecho, contribuir para el avance de la ciencia de enfermería en lo que concierne a la formación del enfermero crítico y reflexivo, según las Diretrizes Curriculares Nacionais de Brasil. Con base en el modelo, será posible implementar distintas estrategias de enseñanza de PCH en el PDE según el nivel de PCH de los académicos de enfermería. ...
Abstract
The Nursing Diagnosis Process (NDP) is structured in stages of research, interpretation and nursing diagnoses for accurate decision-making in nursing. To achieve these steps, the nurse must develop holistic critical thinking (HCT) skills in order to take decisions focused on the best results. This study has as theoretical reference the HCT proposed by Facione. The general objective was to develop a theoretical model for holistic measurement of critical thinking in the nursing diagnosis process ...
The Nursing Diagnosis Process (NDP) is structured in stages of research, interpretation and nursing diagnoses for accurate decision-making in nursing. To achieve these steps, the nurse must develop holistic critical thinking (HCT) skills in order to take decisions focused on the best results. This study has as theoretical reference the HCT proposed by Facione. The general objective was to develop a theoretical model for holistic measurement of critical thinking in the nursing diagnosis process teaching. The specific objectives were: to perform the translation, cultural adaptation and validation of an instrument to assess critical thinking, Holistic Critical Thinking Scoring Silver (HCTSR), to Brazilian Portuguese, measure the HCT of nursing students in the NDP teaching, and identify the conceptual elements and metaconcepts that structure the theoretical model for holistic measurement of Critical Thinking of nursing students in the teaching of nursing diagnosis process. It was a methodological, exploratory-descriptive study, with a quali-quantitative approach, performed in a Higher Education Institution (HEI) from the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. After a favorable opinion of the Ethics in Research Committee of the Federal University of Rio Grande do Sul, collection of data started in three distinct and inter-related moments: at the first moment occurred the translation, adaptation and validation of the instrument Holistic Critical Thinking Scoring Silver (HCTSR) for the Brazilian Portuguese; the second moment was the measurement of the HCT of nursing students using the HCTSR; the third moment was the elaboration of the theoretical model for holistic measurement of critical thinking in the nursing diagnosis process teaching. Three translators were included; six nurses experts; thirty-five nursing students regularly enrolled from the seventh to the tenth semesters of the Nursing Course; and four teachers evaluators, with at least two years of professional experience in the implementation of the NDP to contribute in the research stages. All participants signed the Informed Consent Form (ICF). The translation and cultural adaptation of the instrument was performed by three translators, the third translator done the back translation, that was sent to the author of the instrument for final approval and to the Committee of Experts for semantic equivalence. After this step, the validation of the HCTSR instrument was performed by the researcher through a pre-test with thirty nursing students; it was offered a clinical case validated for NPD application; then later evaluation of responses to the case study with the instrument HCTSR by three evaluators, including the researcher. In the second moment, four sessions of focus groups (two groups with nursing students and two groups with teachers evaluators) were performed, to assess their understanding of nursing students and teachers about the critical thinking process, holistic nursing diagnosis, and for evaluation of the HCT with use of the HCTSR. The analysis of data from the focus groups was performed by content analysis, which originated the metaconcepts and conceptual elements of the theoretical model. The third step, based on the research findings from the first and second moments, built the theoretical model for measurement of HCT in the teaching of NDP. The theoretical model showed the complexity of the NDP based on the implementation of the HCT of nursing students in clinical decision making. Moreover, the applicability of HCTSR instrument for the assessment of critical thinking of students was identified, configuring it in an important tool for diagnostic evaluation of nursing students at different levels of training. This may, in fact, contribute to the advancement of science in nursing in relation to the formation of critical and reflective nurses, in accordance with the Brazilian National Curricular Guidelines. Based on the model, it will be possible to implement different teaching strategies of HCT in the NPD in accordance with the level of HCT of nursing students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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