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dc.contributor.advisorBampi, Lisete Reginapt_BR
dc.contributor.authorKuhn, Letícia Diellopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-01T02:49:28Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184252pt_BR
dc.description.abstractNo contexto escolar, a explicação se apresenta, muitas vezes, como uma necessidade ao ato de aprender – para que se aprenda algo, alguém deve explicar alguma coisa. Esse trabalho descreve e analisa diferentes formas de manifestação da explicação em atividades relacionadas ao ensino de funções. As atividades foram desenvolvidas na disciplina de Estágio III, do Curso de Licenciatura em Matemática, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio. A análise foi realizada considerando a explicação como um método, bem como descrito por Rancière (2003). O método desdobra-se em formas de explicação, tais como as constituídas por Camargo (2011). A partir das análises realizadas foi constituída a explicação-questionadora. Como resultante, percebemos que essa forma de explicação pode vir provocar e instigar a função investigadora dos estudantes por meio de questões que podem levar à expressão do próprio aprendizado. E, assim, gerar outras questões, produtoras de novos caminhos, talvez, emancipadores?pt
dc.description.abstractIn the school context, the explanation is often presented as a necessity to the act of learning - in order to learn something, someone must explain something. This work seeks to describe and analyze different forms of manifestation of the explanation in activities related to the teaching of functions. The activities were developed in the teaching activity of Stage III, of the Course of Degree in Mathematics, with a class of 1º of the High School. The analysis was performed considering the explanation as a method, as well as described by Rancière (2003). The method unfolds in forms of explanation, such as those made by Camargo (2011). Based on the analyzes carried out the explanation-questioning was constituted. As a result, I have come to realize that this form of explanation can provoke and instigate students' investigative function through questions that can lead to unique learning. And, thus, to generate other questions, producers of new ways, perhaps, emancipators, calling them to express the processes of the own learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectExplicaçãopt_BR
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectExplanationen
dc.subjectRancièreen
dc.titleFormas da explicação : matemática, então?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079172pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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