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dc.contributor.authorSelau, Felipe Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Tobias Espinosa dept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-31T02:38:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184235pt_BR
dc.description.abstractParte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino. Além da aprendizagem dos conteúdos, tais métodos buscam desenvolver habilidades associadas ao trabalho colaborativo e à argumentação. Contudo, o sucesso de tais iniciativas depende, entre outros fatores, do quanto os alunos se julgam capazes de realizar as atividades propostas pelo professor, ou seja, do nível de autoeficácia dos alunos em realizar determinadas ações. Nesse contexto, realizamos um estudo exploratório com o objetivo de analisar os impactos do método Episódios de Modelagem sobre as crenças de autoeficácia discente em aprender física, realizar atividades experimentais e trabalhar colaborativamente. Os resultados apontaram melhoras nos níveis de autoeficácia devido às experiências positivas, observações dos colegas e feedback dado pelo professor.pt_BR
dc.description.abstractPart of the Physics Education Research (PER) community has devoted its attention to the study of Active and Flipped Learning methods. Beyond learning, these methods seek to foster the development of collaborative work and argumentation skill, and also to decrease student’s dropout rates. In experimental physics courses, some of those methods involve the scientific modeling learning (e.g., Modeling Instruction (MI) and Modeling Episodes (ME)). However, the success of such initiatives depends on how students judge themselves capable of carrying out the activities proposed by the teacher, that is, it depends on the student’s self-efficacy in perform certain actions. Therefore, we propose a case-study with the purpose of analyze the impact of the ME on the students’ self-efficacy beliefs about learning physics; conduct experimental activities; and work collaboratively. The results indicate positive changes in students’ self-efficacy due to positive experiences, observation of the classmates, and teacher feedback.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 41, n. 2 (2019), e20180188, 9 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperimental activitiesen
dc.subjectSelf-efficacy beliefsen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectModeling episodesen
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subjectCollaborative worken
dc.subjectPhysics educationen
dc.titleFontes de autoeficácia e atividades experimentais de física : um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativeSelf-efficacy sources and experimental physics activities : an exploratory studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001079869pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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