Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-30T02:38:40Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-5954pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184207pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é analisar relações estabelecidas entre práticas profissionais e ensino odontológico na constituição da clínica odontológica no contexto de aproximação e separação da Medicina no Brasil. Foram analisadas diferentes fontes documentais: legislação, atas institucionais, documentos jornalísticos e jurídicos, relatórios governamentais, assim como livros técnicos e históricos do campo da Odontologia. A intenção é usar a história para problematizar a atualidade. Verificou-se que a clínica odontológica, no seu processo de constituição, se aproximou e até se confundiu com a técnica e com a prótese dentária, tanto nas práticas profissionais como no ensino. Um modo de funcionar presente nas práticas discursivas de profissionais, no início do século XX, separou a Odontologia da Medicina e representou, não apenas prescindir dos conhecimentos e procedimentos intrínsecos à clínica médica, mas direcionou, também, seu contexto científico e de criação. O processo de instituição do ensino de Odontologia em separado do da Medicina, no Brasil, desempenhou, aí, um papel preponderante.pt
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the relationship established between professional practices and Dental education in the establishment of the Dental clinic in the context of its approach and separation of medicine in Brazil. Different documentary sources were analyzed: legislation, institutional records, journalistic and legal documents, government reports, as well as technical and historical books in the field of Dentistry. The intention is to use history to problematize the actuality. It was verified that the dental clinic, in its constitution process, approached and even became confused with the technique and the dental prosthesis, both in professional practices and in teaching. A way of working in the discursive practices of professionals, in the early twentieth century, separated dentistry from medicine and represented not only the lack of knowledge and procedures intrinsic to medical practice, but also directed its scientific and creative context. The process of institutionalizing dentistry teaching separately from that of medicine in Brazil played a preponderant role.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2017), p. 20-35pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectDentistryen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectOral healthen
dc.subjectDental clinicsen
dc.titleDa prática ao ensino : a constituição da clínica odontológicapt_BR
dc.title.alternativeFrom practice to teaching : the constitution of the Dental clinicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058336pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem