Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBastos, Brunna Rodrigues Machado dos Santospt_BR
dc.contributor.authorClara, Andre Serrapt_BR
dc.contributor.authorFonsêca, Graciela Soarespt_BR
dc.contributor.authorPires, Fabiana Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Carolina Rogel dept_BR
dc.contributor.authorBotazzo, Carlospt_BR
dc.date.accessioned2018-10-27T03:12:43Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-5954pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184102pt_BR
dc.description.abstractNa perspectiva de compreender percursos de formação e suas interfaces com os processos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), este artigo objetiva analisar as experiências vividas por estudantes de Odontologia em um estágio extracurricular no serviço de saúde no município de São Paulo. Trata-se de estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram três estudantes de graduação em Odontologia, inseridos em um estágio em Clínica Ampliada que registraram suas experiências em diários de pesquisa. O material coletado foi trabalhado por análise de conteúdo temática. No período de maio a dezembro de 2015, foram atendidos - na Clínica Ampliada de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) - em média, 16 usuários por estagiário, número aproximado à quantidade de pacientes que um aluno de Odontologia da mesma Instituição de Educação Superior (IES) comumente atende durante sua graduação. A partir do conteúdo dos diários dos estagiários, percebe-se a existência de uma forte dissociação entre as vivências dos estudantes no espaço da pesquisa e suas experiências nos ambulatórios da IES. Apesar de passada mais de uma década desde a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da área da saúde, e dos esforços para mudar o perfil profissional, persiste o distanciamento entre conteúdos e abordagens da graduação em saúde e os processos de trabalho no SUS. Por certo, o desafio reside também na efetividade da integração curricular, na diversificação de cenários de aprendizagem e na articulação com o SUS. As experiências vividas pelos estagiários revelam as diferenças profundas e arraigadas da prática odontológica nos cenários de ensino e no SUS.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2017), p. 73-86pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectCurriculos : Odontologiapt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.titleFormação em saúde bucal e Clínica Ampliada : por uma discussão dos currículos de graduaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058338pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem