Show simple item record

dc.contributor.advisorStephanou, Mariapt_BR
dc.contributor.authorVentorini, Elianapt_BR
dc.date.accessioned2010-01-28T04:14:38Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18380pt_BR
dc.description.abstractA investigação aqui apresentada se inscreve no campo da História da Educação e procura dialogar, preferencialmente, com os aportes teóricos da História Cultural, em especial com os contextos de pesquisa envolvendo a história do livro e da leitura. É, pois, através da interlocução entre estes dois campos do conhecimento - história e educação - que o estudo procura compreender os dispositivos de controle da literatura infanto-juvenil, isto é, as ações que intentavam controlar, coibir, taxar e interditar determinados impressos, notadamente periódicos infanto-juvenis, em circulação no Rio Grande do Sul no decorrer da década de 1950. Ou ainda, as estratégias de regulação impostas na tentativa de governar a leitura da maioria. Ao mesmo tempo, compreender as práticas discursivas sobre a literatura e o leitor jovem, bem como as condições de possibilidade de emergência e proliferação de tais práticas naquele contexto histórico. Procurou-se compreender, ainda, como o controle da leitura e da literatura infanto-juvenil é construído discursivamente, de modo a ser justificado e autorizado como verdade.pt_BR
dc.description.abstractThe investigation here presented enrolls itself in the field of the History of the Education and it tries to dialogue, preferentially, with the theoretical contributions of the Cultural History, especially with the research contexts involving the history of the book and the reading. It is, therefore, through the dialogue among these two fields of the knowledge -history and education - that the study searches for understanding the devices of control of the infanto-juvenile literature, that is, the actions that attempted to control, to restraint, to rate and to interdict certain printed papers, mainly infanto-juvenile newspapers, the ones which was circulating in Rio Grande do Sul, during the 1950s. Or still, the regulation strategies imposed in the attempt of governing the reading of the majority. At the same time, to understand the discursive practices on the literature and on the young readers, as well as the conditions of emergency possibility and proliferation of such practices in that historical context. In addition, to understand, still, how the control of the reading and the infanto-juvenile literature is built discoursively, in a way to be justified and authorized as a truth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInfanto-juvenile literatureen
dc.subjectReadingen
dc.titleRegulação da leitura e da literatura infanto-juvenil no Rio Grande do Sul na década de 1950 : interdição, triagem e intervenção das autoridadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000729543pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record