Show simple item record

dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorStürmer, Maiara Cristianept_BR
dc.date.accessioned2018-10-20T03:15:55Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183742pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta a economia da Internet oriunda da entrada do e-commerce no mercado e descreve o comportamento do consumidor online. Para o estudo da economia da Internet são analisados modelos teóricos que comparam o mercado da Internet com o mercado tradicional. Goldmanis et al. (2009) analisam a estrutura de mercado das indústrias de varejo, considerando consumidores com diferentes custos de busca e diferentes setores. Levin (2011) apresenta um modelo de economia de mercado na Internet e suas características. Serão apresentadas também pesquisas empíricas cujos resultados corroboram o modelo teórico. A redução dos custos de busca, a redução nos preços, a menor dispersão, os custos reduzidos por ganhos de escala, o marketing personalizado e a rápida inovação são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Para a análise do comportamento do consumidor online foram estudadas as ferramentas de marketing online, o perfil de compra, a tomada de decisão, o comportamento de compra do consumidor online e o perfil de usuários da Internet no Brasil. Com base no que foi apresentado pode-se concluir que o e-commerce é mais eficiente do que o comércio tradicionalpt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an Internet economy, which results from the e-commerce entry in the market. In addition, it describes the behavior of the online consumer. In order to study the Internet economy, theoretical models, which compare the Internet market to the traditional market, are analyzed. Goldmanis et al. (2009) studied the market structure of retail industries, considering different sectors and consumers with different costs of search. Levin (2011) presents a model of market economy on the Internet and its features. Empirical research studies, whose results corroborate the theoretical model, are also shown. The reduction of costs of search, lower prices and dispersion, e, the custom marketing and quick innovation are some of the advantages emerging from the e-commerce entry in the market. The analysis of the online consumer’s behavior, online marketing tools, purchasing profile, decision-making, the online buying behavior and the user's profile on the internet in Brazil were studied. Based on this study, it is possible to conclude that the e-commerce is more efficient than traditional market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectEconomia de mercadopt_BR
dc.subjectOnline consumer’s behavior.en
dc.subjectMarket economy on the Interneten
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectE-commerceen
dc.titleO comércio eletrônico sob as óticas da economia de mercado e do comportamento do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021595pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record