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dc.contributor.advisorRossoni, Eloápt_BR
dc.contributor.authorStocker, Julia Rochapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-20T03:15:12Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183689pt_BR
dc.description.abstractOs currículos dos cursos de graduação em Odontologia sofreram diversas modificações em virtude das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em 2002. A necessidade apontada pelas DCN de que a formação do cirurgião-dentista contemple o sistema de saúde vigente no país determinou uma forte inserção dos alunos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de estágios curriculares supervisionados (ECS). O objetivo deste estudo foi analisar como o percurso formativo dos estágios curriculares no SUS pode influenciar a aquisição de competências para o trabalho em saúde por egressos do curso de Odontologia da UFRGS. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos realizado com 107 egressos que vivenciaram os ECS no período de 2012/1 a 2014/2. Foram utilizados os seguintes documentos: as DCN, o Projeto Político Pedagógico do curso de Odontologia, os planos de ensino dos ECS I e II e a leitura dos relatórios dos alunos durante o ECS I. Foi enviado um questionário on line ao total de egressos (N=234) com retorno de 107 questionários respondidos, cujos dados foram armazenados na plataforma Google Drive 2015. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com egressos de cada turma (n=7). O material quantitativo foi submetido à análise descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados, considerando os objetivos do estudo, nas seguintes unidades de análise: Características dos Participantes; Contexto dos Estágios Curriculares Supervisionados I e II; Contribuições e Desafios dos Estágios no SUS para a Formação dos Alunos. Observou-se que 98,1% dos egressos consideraram o estágio na atenção primária à saúde (ECS I) significativo para a formação. Os egressos apontam sugestões para a qualificação dos estágios como a realização de mais de um turno em gestão e a realização dos estágios exclusivamente extramuros. Diversas competências foram desenvolvidas com a experiência dos estágios. A competência mais estimulada, de acordo com os egressos, foi o trabalho em equipe (84%), seguido pela atenção integral à saúde do usuário (78,3%) e comunicação adequada com usuários e membros da equipe (74,5%). Conclui-se que os estágios são importantes na formação profissional em Odontologia, exercem influência na aquisição de competências para o trabalho em saúde e fomentam a inserção profissional dos egressos nos serviços do SUS.pt
dc.description.abstractThe curriculum of undergraduate courses in Dentistry underwent several changes due to the implementation of the National Curriculum Guidelines (NCG) in 2002. The need indicated by the NCG that the training of dentists contemplate the current healthcare system in the country currently determined a strong presence of students in the Unified Health System (SUS) services through supervised curricular internships (SCI). The aim of this study was to analyze how the formative course of the curricular stages in SUS can influence the acquisition of competences for health work by graduates of the Federal University of Rio Grande do Sul Dentistry course. It is a study of a descriptive nature with qualitative and quantitative data that was held with 107 graduates who experienced the Supervised Internships in the period from 2002/1 to 2014/2. The following documents were used: the NCG, the Political Pedagogic Project of Dentistry course, the teaching plans for the Supervised Internships I and II and reports of students during the Supervised Internship I. An online questionnaire was sent to the total number of graduates (N=234) and 107 answered questionnaires were returned, whose data was stored on the Google Drive 2015 platform. Semi-structured interviews were also conducted with graduates of each class (n = 7). The quantitative material was submitted to descriptive analysis and the qualitative data were systematized considering the objectives of the study, in the following units of analysis: Characteristics of the Participants; Context of Supervised Curricular Internships I and II; Contributions and Challenges of the Internships in SUS for the Training of Students. It was observed that 98.1% of the graduates considered the internships in Primary Health Care (SCI I) significant for the training. Graduates also raise suggestions for the qualification of the internships in SUS such as more than one shift in management and the completion of internships exclusively in fields located outside the university. Several competences were developed with the experience of the internships. The most stimulated competence, according to the graduates, was teamwork (84%), followed by integral attention to the user's health (78.3%) and adequate communication with users and team members (74.5%). It is concluded that the internships are very important in the training of undergraduate students in Dentistry and exert influence in the acquisition of competences for health work and foster the professional insertion of graduates in SUS services.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectDentistryen
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectInternshipsen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectCompetency-based educationen
dc.subjectHealth servicesen
dc.subjectDental educationen
dc.titlePercurso formativo de egressos de odontologia nos estágios curriculares no Sistema Único de Saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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