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dc.contributor.advisorOliveira, Ana Beatriz Almeida dept_BR
dc.contributor.authorVieira, Jéssica de Contopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-19T02:43:09Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183665pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a influência do marketing em rótulos de produtos infantis sobre pais e filhos no momento da compra destes produtos e a qualidade nutricional dos produtos alimentícios com personagens infantis. Métodos: Realizou-se a aplicação de um questionário com os pais dos alunos matriculados em uma creche para filhos de funcionários de um hospital público de Porto Alegre e a avaliação da qualidade nutricional foi realizada através de informações coletadas dos rótulos de alimentos com personagens infantis em três redes de supermercados. Resultados: Verificou-se que dos 54 produtos avaliados, 92,6% (n=50) eram ultraprocessados, 55,7% (n=30) apresentam densidade energética entre média e alta. O grupo das carnes foi o que apresentou os maiores níveis de sódio em sua composição e o grupo dos açúcares foi o que apresentou os maiores níveis de gordura saturada. Quanto ao açúcar, gordura trans e aditivos químicos, 62,9% (n=34) não apresentavam na tabela nutricional a quantidade de açúcar existente, no entanto, apenas sete produtos efetivamente não possuíam açúcar de adição, 31,4% (n=17) dos produtos apresentavam algum tipo de gordura nos ingredientes e apenas dois produtos não continham qualquer tipo de aditivo químico. Em relação aos questionários foram obtidas 47 respostas (34,3%), 83% (n=39) dos participantes responderam achar os rótulos de alimentos com personagens infantis mais atrativos no momento da compra, porém, 59,6% (n=28) afirmaram que a presença desses personagens nos rótulos não interfere na aquisição do produto. Ainda, 70,2% (n=33) dos pais/responsáveis responderam que os alimentos com personagens infantis não são saudáveis ou na sua maioria não são saudáveis. Em relação as preferências de compra, 91,5% (n=43) dos entrevistados relatou não dar preferência aos produtos com personagens infantis na hora da compra, porém, 36,2% (n=17) das pessoas afirmaram que o filho costuma pedir/escolher os produtos que consome e 36,1% (n=17) costuma escolher os alimentos com personagens infantis e 100% (n=47) dos entrevistados afirmaram que acham importante a leitura dos rótulos antes de comprar qualquer alimento. Conclusão: Fica evidente que um elevado percentual desses produtos são inadequados ao consumo infantil. Entre os entrevistados foi consenso que o marketing nos produtos chama mais atenção do consumidor e que a maioria desses alimentos não são saudáveis. As informações dos rótulos ainda não são bem compreendidas por grande parte dos consumidores, e a publicidade de alimentos, principalmente as feitas para crianças, incentivam o consumo de alimentos pouco saudáveis.pt
dc.description.abstractObjective: To evaluate the influence of marketing on labels of children's products on parents and children at the time of purchase of these products and the nutritional quality of food products with cartoon character’s. Methods: The application of a questionnaire to parents of kids registered in a day care center for children of employees of a public hospital in Porto Alegre and the evaluation of the nutritional quality was carried out by information collected from food labels with cartoon character’s of the three supermarket chains. Results: It was observed that 54 of this product, 92.6% (n = 50) were industrialized 55.7% (n = 30) have caloric density between medium and high. The group of meat was presented with highest levels of sodium in its composition and the group of sugars was presented with highest levels of saturated fat. As the sugar, fat trans and chemical additives, 62.9% (n = 34) did not present in the table nutritional amount of sugar, however, only seven products effectively had no added sugar, 31.4% (n = 17) the products had some type of fat in the product ingredients and only two did not contain any chemical additives. Regarding the questionnaires were obtained 47 responses (34.3%), 83% (n = 39) of respondents find cartoon character’s of the food labels more attractive at the time of purchase, however, 59.6% (n = 28) indicated that the presence of these characters on the labels does not affect the purchase of the product. 70.2% (n = 33) of parents / guardians responded that food with cartoon character’s are not healthy or are mostly unhealthy. Regarding purchasing preferences, 91.5% (n = 43) of respondents reported not give preference to products with cartoon character’s at the time of purchase, however, 36.2% (n = 17) of people said that the child usually ask / choose the products it consumes and 36.1% (n = 17) usually choose foods with cartoon character’s and 100% (n = 47) of respondents said they think it is important to read the labels before buying any food. Conclusion: It is clear that a high percentage of these products are unsuitable for child consumption. It was consensus among respondents that marketing of these cartoon character’s of the food labels for children’s products were more attractions and most of these foods are not healthy. The information labels are not well understood by most consumers, and advertising of foods, especially made for children, encourage the consumption of unhealthy foods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary schoolen
dc.subjectRotulagem de alimentospt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectValor nutritivopt_BR
dc.subjectProcessed fooden
dc.subjectFoodsen
dc.subjectFood labellingen
dc.titleRótulos de alimentos com personagens infantis : avaliação da qualidade nutricional e sua influência na hora da comprapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCorrêa, Rafaela da Silveirapt_BR
dc.identifier.nrb000998759pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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