Design de jogo : ferramenta de estímulo à sinergia nos ambientes laborais
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de estímulo às atitudes de sinergia nos ambientes laborais do tipo escritório. As investigações conduziram como resposta ao problema, ao desenvolvimento de um jogo empresarial comportamental do tipo cooperativo. Porém, antes disso, fez-se necessário investigar: os conceitos de sinergia e suas relações com a cooperação e ajuda; os ambientes laborais, as suas tipificações e o contexto do comprometimento organizacional por pa ...
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta de estímulo às atitudes de sinergia nos ambientes laborais do tipo escritório. As investigações conduziram como resposta ao problema, ao desenvolvimento de um jogo empresarial comportamental do tipo cooperativo. Porém, antes disso, fez-se necessário investigar: os conceitos de sinergia e suas relações com a cooperação e ajuda; os ambientes laborais, as suas tipificações e o contexto do comprometimento organizacional por parte dos colaboradores; a personalidade e como ela afeta os ambientes laborais, além de elencar aspectos da personalidade que podem ser estimulados para, de fato, propiciar atitudes relacionada à sinergia; os processos de desenvolvimento de funcionários utilizados pelas empresas como treinamento de novas condutas no ambiente laboral e, por fim, os jogos empresariais. Após essas investigações e definições, o foco do trabalho volta-se para o estudo dos requisitos a serem atendidos no processo de criação do jogo mencionado e seu no registro criativo, considerando uma metodologia selecionada para tal tarefa empregada através de grupos-focais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
-
TCC Design (387)
Este item está licenciado na Creative Commons License