Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBonilha, Ana Lúcia de Lourenzipt_BR
dc.contributor.authorElias, Ana Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T02:43:13Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183415pt_BR
dc.description.abstractA paralisia cerebral apresenta repercussões que podem afetar a comunicação dos cuidadores com as crianças. Contudo, isso não significa que estas crianças não sejam capazes de estabelecer uma comunicação efetiva. O estudo tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por uma acadêmica de enfermagem na comunicação no cuidado de crianças com paralisia cerebral. A experiência ocorreu no período de abril a dezembro de 2012, em uma instituição filantrópica que abriga crianças provenientes de famílias da região metropolitana de Porto Alegre. Por meio deste relato a autora apresenta formas de comunicação verbal e não verbal que podem ser estabelecidas com as crianças com paralisia cerebral nas ações de cuidado. Ressalta-se desta forma que o aprendizado sobre comunicação é fundamental para a humanização no cuidado de enfermagem à criança com paralisia cerebral.pt
dc.description.abstractCerebral palsy has repercussions that can affect the quality of the communication between caregivers and children. However, this does not mean that the latter are not able to establish effective communication with the former. The study aims at reporting the experiences of an academic nurse's communication in the care of children with cerebral palsy. The experiment took place from April to December 2012 in a philanthropic institution that houses children of families who live in the metropolitan area around Porto Alegre. Through this report, the author presents forms of verbal and nonverbal communication that can be established with children with cerebral palsy in the care actions. It is noteworthy, therefore, that learning about communication is fundamental to the humanization of nursing care for children with cerebral palsy.en
dc.description.abstractLa parálisis cerebral presenta repercusiones que pueden afectar la comunicación de los cuidadores com los niños. Esto no significa que estos niños no tegan la capacidad de estabelecer una comunicación efectiva. El estudio tiene como objetivo narrar las experiências vividas por uma enfermería académica em la comunicación en el cuidado de niños com parálisis cerebral. Tal estudio ocorreu em el período de abril a diciembre de 2012, en una intituición filantrópica que ampara niños de famílias de la región metropolitana de Porto Alegre. Por esta narración la autora presenta formas de comunicación verbal y no verbal que pueden ser estabelecidas con los ninõs con parálisis cerebral em acciones del cuidado. Hay que destacar que el aprendizajo sobre comunicación es fundamental para la humanización em el cuidado de la enfermería a los niños com parálisis cerebral.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild Careen
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectNursingen
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectCerebral Palsyen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicationen
dc.subjectCuidado Del Niñoes
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectParálisis Cerebrales
dc.subjectComunicatiónes
dc.titleA comunicação no cuidado de enfermagem à criança com paralisia cerebral : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000947059pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem