Avaliação de parâmetros para quantificação de ruído de freio em ensaios realizados em dinamômetro inercial
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2015Author
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Evaluation of parameters for brake noise quantification from tests conducted on inertial dynamometer
Abstract in Portuguese
O trabalho desenvolvido avalia metodologias para quantificação de ruído de frenagem do tipo squeal noise. A partir de ensaios conduzidos em dinamômetro inercial, realizados seguindo as diretrizes do procedimento normatizado SAE J2521, um programa para análise dos resultados gerados no procedimento experimental foi desenvolvido em software MATLAB® (MathWorks, Inc.). Neste, são aplicadas as metodologias de análise já existentes na literatura, as quais quantificam a propensão dos materiais de fric ...
O trabalho desenvolvido avalia metodologias para quantificação de ruído de frenagem do tipo squeal noise. A partir de ensaios conduzidos em dinamômetro inercial, realizados seguindo as diretrizes do procedimento normatizado SAE J2521, um programa para análise dos resultados gerados no procedimento experimental foi desenvolvido em software MATLAB® (MathWorks, Inc.). Neste, são aplicadas as metodologias de análise já existentes na literatura, as quais quantificam a propensão dos materiais de fricção à geração de squeal noise. Os resultados indicam que todas as metodologias avaliadas são consistentes, pois apresentam os mesmos resultados quanto à classificação das amostras testadas. Além disso, os parâmetros de percentual de ocorrência, intensidade sonora, quantidade de frequências excitadas e duração dos eventos de ruído são importantes na discretização dos resultados de squeal noise dos materiais avaliados. ...
Abstract
The developed work evaluates methodologies for quantification of squeal braking noise. From tests conducted on inertial dynamometer, which were carried out according to SAE J2521 standard procedure, it was developed a code in MATLAB® (MathWorks, Inc.) software to analyze the results generated by the tests. The existing methods of analysis found in literature, which quantify the propensity of the tested friction materials to generate the squeal noise, were reproduced into the code. The results i ...
The developed work evaluates methodologies for quantification of squeal braking noise. From tests conducted on inertial dynamometer, which were carried out according to SAE J2521 standard procedure, it was developed a code in MATLAB® (MathWorks, Inc.) software to analyze the results generated by the tests. The existing methods of analysis found in literature, which quantify the propensity of the tested friction materials to generate the squeal noise, were reproduced into the code. The results indicate that all of the evaluated methodologies are consistent, since they exhibited the same results regarding to the classification of the tested samples. Furthermore, the percentage of occurrence, sound intensity, duration of noise events and amount of excited frequencies are important parameters for discretization of the squeal noise results from the selected materials. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
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