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dc.contributor.advisorAnjos, José Carlos Gomes dospt_BR
dc.contributor.authorTesta, Federico Leonardo Duartept_BR
dc.date.accessioned2010-01-27T04:15:25Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18332pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, inserindo-se na órbita de uma antropologia da arte ou estética, visa dar conta da singularidade das produções-práticas artísticas dos internos-reclusos de um hospital psiquiátrico, realizadas na oficina de criatividade desse mesmo hospital. Busca-se responder antropologicamente à questão - "que arte é essa?", referindo-se ao contexto (universo) mencionado, discutindo questões e conceitos a ela vinculados, principalmente: corpo, poder, subjetivação e temporalidade. Ainda, ao tratar dessa questão sobre o estatuto e o modo de ser da arte com que é possível se deparar nessa oficina, realiza-se uma tentativa de diferenciação da noção de Arte tal como advém do circuito de produção e circulação de bens culturais e de uma esfera artística, discutindo noções como obra, produto, processo, reprodutibilidade, temporalidade. A partir disso, esboça-se uma concepção não ontologicamente fechada da produção artística em questão, situando-a frente às possibilidades de resistência, subjetivação, de fruição corporal através da vivência de fluxos e afetos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research, inserting itself in the field of anthropolgy of art or aesthetics, intends to make an approach to the singularities of the artistic practics and productions of the inmates of a psychiatric hospital, made in the creativity workshop of this same hospital. The objetive is to answer anthropologicaly to the question - what art is this?, always refering the context. This answer discusses several concepts and problems, mainly: body, power, subjectivation and temporality. In the discussion of this art's status and way of being, takes place a possible diferentiation between the notion of Art as it comes from the art circuit (cultural and symbolical goods production and circulation) and this workshop's art, discussing notions as work of art, product, process, reproductibility, temporality. Then a non ontologicaly closed conception of the current art is delineated, situating it relatively to the possibilities of resistence, subjectivation, corporal fruition, through the experience of fluxes and affections.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArten
dc.subjectAntropologia da artept_BR
dc.subjectAnthropologyen
dc.subjectHospital psiquiátricopt_BR
dc.subjectPoweren
dc.subjectAffectionen
dc.subjectPsychiatric hospitalen
dc.subjectBodyen
dc.subjectTemporalityen
dc.titleModos de ser da arte e modos de temporar : estudo etnográfico na oficina de criatividade de um hospital psiquiátricopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728548pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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