O mercado da soja e os fatores que influenciam na variação dos preços no Brasil com ênfase para o Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de pesquisa procura analisar o mercado da soja dando ênfase ao Estado do Rio Grande do Sul tendo em vista que o cultivo da soja começou a ganhar destaque na região de Santa Rosa. Considerando a grande importância que a soja representa no cenário regional, nacional e internacional tendo uma cadeia bem definida na agricultura, no complexo agroindustrial e na estruturação de um mercado sólido a nível internacional. Os preços são praticamente os principais responsáveis pela impl ...
O presente trabalho de pesquisa procura analisar o mercado da soja dando ênfase ao Estado do Rio Grande do Sul tendo em vista que o cultivo da soja começou a ganhar destaque na região de Santa Rosa. Considerando a grande importância que a soja representa no cenário regional, nacional e internacional tendo uma cadeia bem definida na agricultura, no complexo agroindustrial e na estruturação de um mercado sólido a nível internacional. Os preços são praticamente os principais responsáveis pela implantação e disseminação da cultura no território brasileiro. A oferta e demanda em grande escala são pertinentes na formação dos preços da oleaginosa. A cadeia produtiva da soja começou no Rio Grande do Sul com uma produção pouco expressiva e com o passar dos anos foi ganhando importância até se tornar a principal cultura do agronegócio levando junto o desenvolvimento econômico e social para outras regiões. Os preços da oleaginosa tanto a nível local como num todo sofrem influências de vários fatores podendo ser controláveis ou incontroláveis, condições climáticas, fretes, impostos e fatores regionais de oferta, demanda, safra, condições de armazenagem, que afetam a cotação brasileira e a cotação de Chicago. Temos as Cooperativas como principais canais de comercialização do Sul do Brasil, já nas demais regiões prevalecem as grandes empresas nacionais e transacionais do agronegócio. Como conclusão pode-se dizer que a cadeia do agronegócio é complexa e há uma profusão de informações atualizadas constantemente onde os produtores tem dificuldades de acesso a essas informações para poder realizar a implantação e comercialização da soja de forma a ter mais lucratividade. ...
Abstract
This research aims to analyze the soybean market, emphasizing the State of Rio Grande do Sul, considering that soybean cultivation began to gain prominence in the Santa Rosa region. Considering the great importance that soy represents in the regional, national and international scenario having a well defined chain in agriculture, agroindustrial complex and the structuring of a solid international market. Prices are practically the main responsible for the implantation and dissemination of the c ...
This research aims to analyze the soybean market, emphasizing the State of Rio Grande do Sul, considering that soybean cultivation began to gain prominence in the Santa Rosa region. Considering the great importance that soy represents in the regional, national and international scenario having a well defined chain in agriculture, agroindustrial complex and the structuring of a solid international market. Prices are practically the main responsible for the implantation and dissemination of the culture in the Brazilian territory. Large-scale supply and demand are relevant in the formation of oilseed prices. The soybean production chain began in Rio Grande do Sul with a little expressive production and over the years it gained importance until it became the main agribusiness culture, bringing together economic and social development to other regions. Oil prices at both local and global levels are influenced by a number of factors, which may be controllable, or uncontrollable, climatic conditions, freight, taxes, and regional factors of supply, demand, harvest, storage conditions, which affect Brazilian quotation and quotation of Chicago. We have the Cooperatives as the main channels of commercialization in the South of Brazil, while in the other regions the large national and transactional agribusiness companies prevail. As a conclusion, it can be said that the agribusiness chain is complex and there is a profusion of constantly updated information where producers have difficulties accessing this information in order to be able to carry out the implantation and commercialization of the soy in order to have more profitability. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Desenvolvimento Rural: Bacharelado.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License