Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMaciel, Anna Maria Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T02:33:49Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1415-8817pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183186pt_BR
dc.description.abstractMeu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas.pt
dc.description.abstractMy aim in this paper is to draw the attention of the language teacher to the importance of Corpus Linguistics as a field of linguistic studies that calls into question long-held beliefs about language specially the traditional breakdown into vocabulary and grammar upon which much of language teaching is based. First, I will provide some general background about the area. Then, I will characterize its purpose as well as its theoretical and methodological bases which stress the relationship between the meanings of words and the syntactical patterns and collocations in which they typically occur. Next, I will outline the difference between two fields of linguistic research that depend on computational resources, Corpus Linguistics and Computational Linguistcs. Finally, I will comment on the potential contribution which Corpus Linguistics approach can bring to language teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista língua & literatura. Frederico Westphalen, RS. Vol. 6/7, n. 10/11 (2004/05), p. 123-130pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectCorpus lingüísticopt_BR
dc.subjectLexicogrammaren
dc.subjectLexicogramáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLanguage teachingen
dc.subjectCorpusen
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectConcordanceen
dc.subjectCorpuspt_BR
dc.subjectConcordânciapt_BR
dc.titleNovos horizontes para o ensino do léxicopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000506373pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples