Novos horizontes para o ensino do léxico
Fecha
2004Materia
Resumo
Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintá ...
Meu objetivo nesse artigo é chamar a atenção do professor de línguas para a importância do Corpus Lingüístico como um campo de estudos que questiona antigas crenças relacionadas à língua especificamente no que concerne ao ensino tradicional do vocabulário e da gramática. Primeiramente, fornecerei algum background geral sobre a área. Então, caracterizarei seu propósito tão bem quanto suas bases teóricas e metodológicas que enfatizam a relação entre os significados das palavras e os padrões sintáticos e coloquialismos onde estes ocorrem. A seguir, destacarei a diferença entre dois campos de pesquisa lingüística que dependem de recursos computacionais, o Corpus Lingüístico e a Lingüística Computacional. Finalmente, comentarei sobre a contribuição potencial que o enfoque do Corpus Lingüístico pode trazer para o ensino de línguas. ...
Abstract
My aim in this paper is to draw the attention of the language teacher to the importance of Corpus Linguistics as a field of linguistic studies that calls into question long-held beliefs about language specially the traditional breakdown into vocabulary and grammar upon which much of language teaching is based. First, I will provide some general background about the area. Then, I will characterize its purpose as well as its theoretical and methodological bases which stress the relationship betwe ...
My aim in this paper is to draw the attention of the language teacher to the importance of Corpus Linguistics as a field of linguistic studies that calls into question long-held beliefs about language specially the traditional breakdown into vocabulary and grammar upon which much of language teaching is based. First, I will provide some general background about the area. Then, I will characterize its purpose as well as its theoretical and methodological bases which stress the relationship between the meanings of words and the syntactical patterns and collocations in which they typically occur. Next, I will outline the difference between two fields of linguistic research that depend on computational resources, Corpus Linguistics and Computational Linguistcs. Finally, I will comment on the potential contribution which Corpus Linguistics approach can bring to language teaching. ...
En
Revista língua & literatura. Frederico Westphalen, RS. Vol. 6/7, n. 10/11 (2004/05), p. 123-130
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