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dc.contributor.advisorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Adriana Pazpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T02:33:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183135pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma pesquisa sobre como os professores do curso de administração compreendem a aprendizagem de seus alunos. O principal referencial teórico utilizado é a Epistemologia Genética de Jean Piaget e colaboradores. A autora afirma que a compreensão de como se constrói o conhecimento, à luz da teoria de Piaget, pode contribuir para o desenvolvimento de um trabalho voltado para a autonomia do aluno. A investigação segue o delineamento de estudo de casos múltiplos (Yin, 2015), com onze professores da disciplina Teoria Geral da Administração. São, também, consideradas as experiências relatadas pelos docentes em outras disciplinas teórico aplicadas. Os resultados analisados qualitativamente mostram que os professores utilizam diversos métodos pedagógicos, no entanto, sem reflexão e comentários sobre as relações deste emprego com o processo de aprendizagem dos alunos. Apesar de vários argumentos citarem o construtivismo na caracterização das práticas, os professores participantes demonstram compreender de maneira equivocada ou fragmentada tal conceito.pt
dc.description.abstractThis thesis present a researched about on how student apprenticeship is understood by professors from the Administration course. The main theoretical reference used was the Genetic Epistemology from Jean Piaget and his co-workers. The author stated that the comprehension of how we build knowledge in accordance with the theory of Piaget, could contribute to develop a work focused on the autonomy of the learner. This research followed the design of multiple cases study method (Yin, 2015) interviewing eleven professors from the course of General Theory of Administration. It will be also considered the experiences reported by the scholars in other subjects theoretical implemented. The results that have been analyzed qualitatively show that the professors use a variety of pedagogical methods, nevertheless, without a consideration and comments about the ties of this usage with the learning process of the students. The professors who attended the survey demonstrated to have a poor or a fragmented understanding of this overall conception, although there are several arguments that characterize this practice mentioning constructivism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCognitive activityen
dc.subjectRelação aluno-professorpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learning in Administrationen
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem em administração : ação cognitiva dos alunos na perspectiva do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078561pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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