Processos de participação e representação no movimento estudantil brasileiro (2002-2012)
View/ Open
Date
2017Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nesse trabalho, apresenta-se uma reflexão teórica sobre o movimento estudantil brasileiro com base nos trabalhos acadêmicos produzidos sobre o tema na última década (2002 a 2012) e, na análise de 14 estatutos de Diretórios Centrais de Estudantes (DCE's), contemplando as cinco regiões geográficas do país. Considerando as evidências empíricas do distanciamento observado entre o movimento estudantil e os estudantes nos dias de hoje, o presente trabalho tem seu foco na ampliação do conhecimento sob ...
Nesse trabalho, apresenta-se uma reflexão teórica sobre o movimento estudantil brasileiro com base nos trabalhos acadêmicos produzidos sobre o tema na última década (2002 a 2012) e, na análise de 14 estatutos de Diretórios Centrais de Estudantes (DCE's), contemplando as cinco regiões geográficas do país. Considerando as evidências empíricas do distanciamento observado entre o movimento estudantil e os estudantes nos dias de hoje, o presente trabalho tem seu foco na ampliação do conhecimento sobre a realidade política específica do movimento estudantil, tendo como pano de fundo o campo da Ciência Política Contemporânea. O objetivo deste estudo é analisar os processos de participação e representação presentes no movimento estudantil brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo prioritariamente qualitativo, onde os dados foram coletados a partir da revisão da literatura e pesquisa documental. Como resultado da análise dos dados, pode-se verificar que diferentes perspectivas sobre movimento estudantil são abordadas, porém um número reduzido de artigos trabalham com o tema da participação política. Além disso, a análise dos estatutos das entidades selecionadas, permitiu uma avaliação sobre os espaços de representação presentes nos DCE's, além de apontar dificuldade de inserção de uma participação estudantil de fato no sistema de organização do movimento estudantil. ...
Abstract
This work presents a theoretical reflection about the Brazilian student movement based on academic papers about the theme produced over the last decade (2002 to 2012) and analysis of 14 statutes of Students Central Directory, including the five g eographical regions of the country. Considering the empirical evidences of the noticed gap between the student movement and the students currently, this work focuses on extending knowledge about the specific political reality of the student movement, h ...
This work presents a theoretical reflection about the Brazilian student movement based on academic papers about the theme produced over the last decade (2002 to 2012) and analysis of 14 statutes of Students Central Directory, including the five g eographical regions of the country. Considering the empirical evidences of the noticed gap between the student movement and the students currently, this work focuses on extending knowledge about the specific political reality of the student movement, having as background the field of the contemporary Political Science. The aim of this study is to analyze the processes of participation and representation present in Brazilian student movement. Therefore, a primarily qualitative study was conducted, where the data were collected from bibliographic and documental research. As a result of the data analysis, it can be seen that different perspectives about the student movement are covered, but few articles deal with the issue of political participation. Furthermore, the analysis of the statutes of the selected entities allowed an assessment of representation spaces present in SCD's (Students Central Directory), also pointing out the difficulty of really inserting student participation in the organizational system of the student movement. ...
In
JURIS : revista da Faculdade de Direito. Rio Grande, RS. Vol. 27, n. 2 (2017), p. 87-118
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40361)Humanities (6937)
This item is licensed under a Creative Commons License