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Percepção dos discentes sobre a contribuição dos conteúdos de contabilidade gerancial do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em relação a tomada de decisão no ambiente do trabalho
dc.contributor.advisor | Bianchi, Márcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Guedes, Jessica dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-03T02:37:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/183068 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Contabilidade Gerencial demonstra sua relevância na área contábil quando, através de suas ferramentas, fornece informações aos usuários internos de forma a auxiliar na tomada de decisão. Na graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estas ferramentas estão contempladas na grade curricular, possibilitando, dessa forma, a formação de profissionais amparados em conhecimentos contábil-gerenciais. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos discentes, que estão cursando os últimos semestres da graduação de Ciências Contábeis da UFRGS, no segundo semestre de 2017, sobre os conteúdos de Contabilidade Gerencial, associando estes com o processo de tomada de decisão e ao perfil de inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Esta pesquisa é quantitativa, descritiva e levantamento (survey), por meio de aplicação de questionário, tendo como ferramentas de análise a estatística descritiva univariada e bivariada. Os achados desta pesquisa apontam que os discentes identificam a contribuição da Contabilidade Gerencial na tomada de decisão, principalmente, através do conteúdo “Banco de Dados” (10%). Contabilidade de custos (8%), Elaboração de Cenários (7%), Visão Sistêmica da Empresa (7%) e Planejamento estratégico (6%) também foram elencados como conteúdos que auxiliam no processo decisório. Entretanto, apesar do ranking efetuado todos os 28 conteúdos de Contabilidade Gerencial citados neste estudo tiveram certa importância elencada ao processo decisório. Além disso, atribuem os alunos contribuição dos conteúdos Gerenciais em sua colocação no mercado de trabalho (84% dos respondentes), amparando a afirmação de que os estudantes acreditam que os conhecimentos de Contabilidade Gerencial ministrados no curso de Ciências Contábeis da UFRGS influenciam na inserção no mercado de trabalho, bem como a tomada de decisão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Management Accounting demonstrates its relevance in the accounting area when, through its tools, it provides information to internal users in order to assist decision making. At the undergraduate degree in Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), these tools foster curricula and teaching plans, thus enabling the training of professionals supported by accounting-managerial knowledge. In this way, the study aims to solve the following problem: In the perception of the students, what is the contribution of the contents of the subjects of Management Accounting of the course of Accounting Sciences of UFRGS, in the decision making process? Thus, the objective of this research is to analyze the perception of the students, who are studying the last semesters of the Accounting Sciences degree of UFRGS, on the contents of Management Accounting, associating these with the process of decision making and the profile of the insertion of the the labor market. This research is quantitative, being the data used in the research collected from a survey with students, having the univariate and bivariate descriptive statistics as analysis tools. The findings of this research indicate that the students identify the contribution of Management Accounting in decision making, mainly through the content "Database" (10%). Cost Accounting (8%), Scenario Development (7%), Systemic Company Vision (7%) and Strategic Planning (6%) were also listed as contents that aid in the decision making process. However, despite the ranking made, all 28 contents of Management Accounting cited in this study had some importance attached to the decision making process. In addition, students attribute the contribution of management content to their job placement (84% of respondents), supporting the assertion that students believe that the knowledge of management accounting taught in the course of Accounting Sciences of UFRGS influences the insertion in the labor market, as well as decision-making. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Contabilidade gerencial | pt_BR |
dc.subject | Management Accounting | en |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Accounting Sciences | en |
dc.subject | Student | en |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject | Decision Making | en |
dc.title | Percepção dos discentes sobre a contribuição dos conteúdos de contabilidade gerancial do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em relação a tomada de decisão no ambiente do trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001073664 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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