Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNúcleo de Avaliação da Unidade. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Alex de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGriebler, Ana Cristina de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorDeon, Keila Cristianept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Marcelo Francisco da Silvapt_BR
dc.contributor.authorZancan, Rubiane Falkenbergpt_BR
dc.contributor.otherMarques, Cíntia Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-03T02:37:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183064pt_BR
dc.description.abstractA gerência administrativa é um modelo de gestão que se organiza a partir dos processos de trabalho, reunidos em diferentes Núcleos. O modelo de Gerência Administrativa foi implantado na UFRGS em diferentes Unidades como resposta às dificuldades que a Universidade vem enfrentando, especialmente nos últimos dez anos, como a redução de 65% do quadro de servidores, o funcionamento das Unidades Acadêmicas com 50% da força de trabalho técnico-administrativa necessária e consequentemente, elevada demanda de solicitações de servidores técnico-administrativos pelas unidades de ensino à PROGESP. A proposta de implantação da Gerência Administrativa na UFRGS foi elaborada por um GT Assessores/DIMA, constituído em 2007, tendo como integrantes representantes dos Assessores Administrativos das Unidades, além de representantes da Divisão de Ingresso, Mobilidade e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Os principais objetivos desse novo modelo é a modernização dos processos de trabalho, otimização dos espaços físicos, ampliação do horário de atendimento aos usuários e valorização do trabalho. Na ESEFID, a Gerência administrativa foi implantada em 2017, estruturada em cinco núcleos, com diferentes funções. Tal reestruturação do modelo administrativo reflete diretamente nos processos administrativos e pedagógicos da Unidade, que oferece os Cursos de Graduação em Educação Física, Fisioterapia e Dança, além dos cursos de pós- graduação e diversos projetos de extensão. O Núcleo de Avaliação da Unidade, que tem por função avaliar de forma contínua e dinâmica os processos e práticas que se desenvolvem em todos os âmbitos da ESEFID, proporcionando subsídios para o aprimoramento permanente, entendeu que a reestruturação administrativa deveria ser avaliada com profundidade no seu primeiro ano de implantação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo verificar possíveis reflexos da nova forma de organização administrativa da ESEFID nos processos de trabalho da Unidade e, em última análise, na qualidade dos serviços oferecidos. Para tanto, iniciou pela identificação e descrição dos processos de trabalho por núcleo/setor e após, passou a investigar, descrever e analisar a percepção dos colaboradores e do público atendido pelos núcleos/setores em relação à nova estrutura administrativa. Finalmente, identificou e descreveu aspectos positivos e negativos da reestruturação administrativa, na visão dos sujeitos pesquisados e procedeu análises em relação aos aspectos de cenário que motivaram a mudança. A pesquisa, de delineamento transversal, foi desenvolvida em três etapas, de acordo com os objetivos propostos. Para cada etapa estabelecida, foram utilizados diferentes instrumentos para coleta de dados, possibilitando análises quantitativas e qualitativas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherESEFID/UFRGSpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEscola de educação física da UFRGS : Históriapt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.titleReestruturação administrativa e qualidade no ensino superior : um estudo sobre os possíveis reflexos de uma nova organização administrativa na qualificação dos processos de trabalho da Unidadept_BR
dc.typeRelatório técnico e de pesquisapt_BR
dc.identifier.nrb001077281pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples