Metadados para objetos de aprendizagem: uma proposta para o repositório da FABICO/UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2006Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia apresenta a padronização da descrição dos objetos de aprendizagem, bem como sugere elementos básicos de descrição. Aborda alguns padrões internacionalmente conhecidos e atualmente os mais utilizados para esta tarefa, como o LOM, do Institute of Electrical and Electronics Engineers-IEEE e o Dublin Core, da Dublin Core Metadata Initiative-DCMI. Tem como intuito sugerir os metadados essenciais para inserção de objetos de aprendizagem no repositório da FABICO-UFRGS, baseando-se nas ...
Esta monografia apresenta a padronização da descrição dos objetos de aprendizagem, bem como sugere elementos básicos de descrição. Aborda alguns padrões internacionalmente conhecidos e atualmente os mais utilizados para esta tarefa, como o LOM, do Institute of Electrical and Electronics Engineers-IEEE e o Dublin Core, da Dublin Core Metadata Initiative-DCMI. Tem como intuito sugerir os metadados essenciais para inserção de objetos de aprendizagem no repositório da FABICO-UFRGS, baseando-se nas análises de padrões de descrição de metadados comumente utilizados em instituições de ensino. Compara os padrões de metadados destes repositórios para inferir os metadados imprescindíveis na catalogação dos objetos de aprendizagem desenvolvidos na própria FABICO-UFRGS, para que sirvam de ferramenta no processo de ensino-aprendizagem nesta faculdade. Exalta a importância da padronização descritiva, tanto para o armazenamento, quanto para a recuperação de tal material. Apresenta sucintamente três dos mais conhecidos repositórios de objetos de aprendizagem utilizados atualmente em instituições de ensino, para armazenar e reutilizar objetos de aprendizagem, como o CanCore, o DSpace e o MERLOT. Por fim, indica vinte e três elementos de metadados essenciais para a inserção de qualquer material digital, ou que utilize e necessite de mídia digital para ser utilizado como ferramenta de apoio ao ensino, no repositório da FABICO-UFRGS. ...
Abstract
This monograph presents the standardization of the description of learning objects, as well as suggests basic elements of description. It approaches some internationally known and currently used standards for this task, as the LOMM, from Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE and the Dublin Core, from Dublin Core Metadata Initiative-DCMI. It has as intention, to suggest the essential metadata for the insertion of learning objects in the repository of the FABICO-UFRGS, based on ...
This monograph presents the standardization of the description of learning objects, as well as suggests basic elements of description. It approaches some internationally known and currently used standards for this task, as the LOMM, from Institute of Electrical and Electronics Engineers - IEEE and the Dublin Core, from Dublin Core Metadata Initiative-DCMI. It has as intention, to suggest the essential metadata for the insertion of learning objects in the repository of the FABICO-UFRGS, based on the analyses of standards of metadata's description, commonly used in education institutions. It compares the metadata's standards of these repositories to infer the essential metadata in the catalog of the learning objects developed in the proper Fabico-UFRGS, to be served as tool in the process of teaching and learning in this college. It exalts the importance of the descriptive standardization for the storage, as much as for the recovery of such material. It concisely presents three of the most known object's repositories learning objects currently used in education institutions, to store and to reuse the learning objects, as the CanCore, DSpace and the MERLOT. Finally, it indicates twenty-three essential metadata elements for the insertion of any digital material, or that it utilizes or needs digital media to be used as a support tool to the education, in the FABICO-UFRGS repository. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License