Marketing contábil : análise da perspectiva dos contadores do Estado do Rio Grande do Sul sobre uso de estratégias de marketing de serviços
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2017Autor
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Resumo
As estratégias de marketing, ao serem definidas de forma alinhada aos objetivos e características da empresa, contribuem para um marketing mais efetivo. Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos contadores do Estado do Rio Grande do Sul acerca do uso de estratégias de marketing, como mecanismo de vantagem competitiva para sua atuação profissional. Para atingir tal objetivo, a pesquisa classificou-se como descritiva, quantitativa, sob a forma de levantamento, por meio da aplicação de ...
As estratégias de marketing, ao serem definidas de forma alinhada aos objetivos e características da empresa, contribuem para um marketing mais efetivo. Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos contadores do Estado do Rio Grande do Sul acerca do uso de estratégias de marketing, como mecanismo de vantagem competitiva para sua atuação profissional. Para atingir tal objetivo, a pesquisa classificou-se como descritiva, quantitativa, sob a forma de levantamento, por meio da aplicação de um questionário junto aos contadores e técnicos em contabilidade do Rio Grande do Sul (RS), no mês de novembro de 2017, tendo sido obtidas 51 respostas. Das Organizações Contábeis pertencentes à amostra, 47% delas fazem o uso de estratégias de marketing, enquanto 49% não. Quanto aos tipos de estratégias de marketing de serviços, as mais utilizadas são as ferramentas de comunicações, com destaque para o marketing boca a boca (78% afirmaram a utilizarem e 59% a consideram muito efetiva), que se classifica pela indicação dos clientes, referente a experiência que obtiveram com o serviço prestado. Ao serem mencionadas outros tipos de estratégias, muitas não tiveram tanta representatividade, apenas o planejamento estratégico (27%) e a definição de mercado-alvo (33%). A partir dos resultados obtidos, constatou-se, pela percepção dos profissionais contábeis, que as estratégias de marketing são válidas como um mecanismo de vantagem competitiva e que outras estratégias, além das ferramentas de comunicações, podem ser mais exploradas pelas Organizações Contábeis. ...
Abstract
Marketing strategies, when defined in a way that is aligned with the objectives and characteristics of the company, contribute to a more effective marketing. This study aims to analyze the perception of accountants of the State of Rio Grande do Sul regarding the use of marketing strategies as a mechanism of competitive advantage for their professional performance. In order to reach this objective, the research was classified as descriptive, quantitative, in the form of survey, by means of the a ...
Marketing strategies, when defined in a way that is aligned with the objectives and characteristics of the company, contribute to a more effective marketing. This study aims to analyze the perception of accountants of the State of Rio Grande do Sul regarding the use of marketing strategies as a mechanism of competitive advantage for their professional performance. In order to reach this objective, the research was classified as descriptive, quantitative, in the form of survey, by means of the application of a questionnaire to accountants and accounting technicians in Rio Grande do Sul (RS), in November, 2017, and 51 responses were obtained. In relation to the accounting organizations belonging to the sample, 47% use marketing strategies, whereas 49% do not. As for the types of marketing strategies for services, the most used are communication tools, especially word of mouth marketing (78% claimed that they use it and 59% consider it very effective), which is classified by customer recommendation, regarding the experience that they obtained from the service provided. When other types of strategies were mentioned, many were not as representative, except for strategic planning (27%) and definition of target market (33%). From the results obtained, it was verified by the accounting professionals' perception that marketing strategies are valid as a mechanism of competitive advantage and that other strategies, in addition to communication tools, can be further explored by Accounting Organizations. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37618)
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