Show simple item record

dc.contributor.authorBegossi, Tuany Defaveript_BR
dc.contributor.authorAssmann, Alice Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-28T02:34:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-8074pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182910pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo compreender como ocorreu a habilitação de professores(as) para atuar com a Educação Física Escolar no Rio Grande do Sul, no período de 1929 a 1939. O recorte temporal parte de 1929, ano em que foram criados os Cursos Intensivos de Educação Physica, possuidores de um caráter de especialização, e se encerra no ano de 1939, quando ocorreu a última edição dos cursos devido à criação, no ano seguinte, da primeira instituição voltada à formação superior em Educação Física, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, procedeu-se a interpretação de documentos oficiais, tais como leis, decretos, relatórios e correspondências, bem como de reportagens de jornais. Tal documentação foi cotejada com as informações localizadas por meio da revisão bibliográfica. A interpretação aos materiais de pesquisa, sustentada pelo referencial teórico-metodológico da História Cultural, evidenciou que a habilitação de professores(as) para a Educação Física Escolar, no Estado do Rio Grande do Sul sucedeu, inicialmente por meio da instituição de uma política estadual, que criou os Cursos Intensivos de Educação Física com a finalidade de especialização dos professores(as). Posteriormente, tal medida, juntamente com ações advindas de âmbito federal, conformaram as bases para a criação, no ano de 1940, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), sendo esta a primeira instituição superior de formação profissional do Estado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand how the qualification of Physical Education teachers to work at schools occurred in Rio Grande do Sul, from 1929 to 1939. The specified time frame begins in 1929, when the Intensives Courses of Physical Education were created, having a specialization character, and ends in 1939, year of the last edition of the Course due to the creation, in the following year, of the first institution focused on higher education in Physical Education of the state Rio Grande do Sul. For this purpose, official documents, such as laws, decrees, reports and correspondence, as well as newspaper reports were interpreted. Such documentation was compared with the information found through the bibliographic review. The interpretation of the research materials, supported by the theoretical and methodological reference of Cultural History, evidenced that the qualification of teachers for school Physical Education in the state of Rio Grande do Sul succeeded, initially, through the institution of a state policy creating Intensive Courses of Physical Education to qualify specialized teachers. Subsequently, this measure together with some actions at a federal level, constituted the basis for the creation, in 1940, of the School of Physical Education (ESEF), which is the first higher vocational training institution in the state.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Biomotriz. Cruz Alta. Vol. 12, n. 2 (ago. 2018), p. 206-223pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectTeacher Qualificationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEducação física : Históriapt_BR
dc.subjectGymnasticsen
dc.subjectHistory of Physical Educationen
dc.titleHabilitação de professores(as) para a educação fisica escolar (1929-1939)pt_BR
dc.title.alternativeTeacher qualification for school physical education (1929-1939) en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077088pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record