Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.date.accessioned2018-09-28T02:34:50Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182885pt_BR
dc.description.abstractO artigo procura lançar um olhar aos sentidos que a palavra “estética” adquire aliada à formação docente em pesquisas educacionais brasileiras. Para compor a paisagem filosófica que dá contorno a este texto, recorre-se especialmente a autores como Foucault e Nietzsche, além de Hermann, Frigério e Pereira, cujos escritos ampliam as perspectivas aliadas à estética e à formação. Em um primeiro momento, são apresentadas análises iniciais sobre levantamento realizado em torno de pesquisas que associam formação estética e docência, do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2006 a 2010, a fim de apreender a emergência de discussões diante da indeterminação de que se trata de uma formação aliada a uma dimensão estética. Na última parte do texto, procura-se dar um contorno mais nítido a experimentações de formação nesse âmbito, não apenas restrita aos docentes vinculados às artes, reivindicando a urgência de que o pensamento sobre formação estética docente contemple as produções artísticas contemporâneas.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to survey the meanings that the word “aesthetics” acquires combined with the training of teachers in Brazilian educational researches. To compose the philosophical landscape which gives this text its outline, we resort to authors such as Foucault and Nietzsche, in addition to Hermann, Frigério, and Pereira, whose writings expand the perspectives allied to aesthetics and training. At first, we present analyses of the survey carried out around researches which combine aesthetic training and teaching, from the theses bank of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) from 2006 to 2010, in order to grasp the emergence of discussions and authors facing the indeterminacy that it is a kind of training combined with an aesthetic dimension. The last part of the text, we try and give a clearer outline to experiments on training in this context, not only restricted to teachers involved with the artistic field, claiming the urgency that the ideas about aesthetic training contemplates contemporary art productions.en
dc.description.abstractEl artículo pretende lanzar una mirada a los sentidos que la palabra estética adquiere cuando se combina con la formación docente en la investigación educativa brasileña. Para componer el paisaje filosófico de este texto, se recurre sobre todo a autores como Foucault y Nietzsche, además de Hermann, Frigério y Pereira, cuyos escritos amplían las perspectivas aliadas a la estética y a la formación. En un primer momento, se presentan análisis sobre una recopilación realizada en torno a la investigación que combina formación estética y docencia, del banco de tesis de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2006-2010, aprehendiendo la emergencia de discusiones frente a la indeterminación de una formación aliada a una dimensión estética. En la última parte del texto, se trata de dar un contorno más claro a experimentaciones de formación en este ámbito, revindicando la urgencia de que el pensamiento sobre formación estética docente contemple las producciones artísticas contemporáneas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 22, n. 69 (abr./jun. 2017), p. 429-452pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAesthetic trainingen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectFormación estéticaes
dc.subjectDocenciaes
dc.subjectArte contemporáneoes
dc.titleTudo isso que chamamos de formação estética : ressonâncias para a docênciapt_BR
dc.title.alternativeEverything we call aesthetic training: resonances for teaching en
dc.title.alternativeTodo esto que llamamos formación estética: resonancias para la docenciaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001075780pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples