Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorD'Arisbo, Anelisept_BR
dc.contributor.authorBoff, Daianept_BR
dc.contributor.authorOltramari, Andréa Poletopt_BR
dc.contributor.authorSalvagni, Julicept_BR
dc.date.accessioned2018-09-27T02:34:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1678-1007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182849pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetivou compreender o sentido do trabalho para o docente de ensino superior em instituições públicas e privadas em seus diversos regimes de flexibilização do trabalho, com base na identificação de elementos da racionalidade instrumental e subjetiva. Assim, a coleta de dados contou com fontes múltiplas, tais como a análise documental das instituições e dos contratos de trabalho dos docentes, a observação direta e as entrevistas realizadas presencialmente. Como resultado, percebeu-se que: há preponderância do sentido laboral substantivo sobre o sentido instrumental; a flexibilização altera a percepção da atuação individual e interfere no seu sentido substantivo; e a vida é arranjada a partir da organização do trabalho flexibilizado.pt
dc.description.abstractThis article aims to understand the meaning of the work for the higher education teacher in public and private institutions in their various regimes of work flexibility based on the identification of instrumental and subjective rationality elements. The collection of data had multiple sources, such as the documentary analysis of institutions and teachers’ work contracts, direct observation and personal interviews. As a result it was noticed that: there is a preponderance of the substantive meaning of the work on the instrumental sense; the flexibilization alters the perception of individual performance and infers on its substantive sense, and life is arranged from the organization of work flexibilized.en
dc.description.abstractEste artículo objetivó comprender el sentido del trabajo para el docente de enseñanza superior en instituciones públicas y privadas en sus diversos regímenes de flexibilización del trabajo, a partir de la identificación de elementos de la racionalidad instrumental y subjetiva. Así, la recolección de datos contó con fuentes múltiples, tales como el análisis documental de las instituciones y de los contratos de trabajo de los docentes, la observación directa y entrevistas realizadas presencialmente. Como resultado se percibió que: hay preponderancia del sentido sustantivo del trabajo sobre el sentido instrumental; la flexibilización altera la percepción de la actuación individual e tiene impacto sobre su sentido sustantivo; y la vida se organiza a partir de la organización del trabajo flexibilizado.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2018) p. 495-517pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectSense of worken
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFlexibilityen
dc.subjectSentido del trabajoes
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectFlexibilizaciónes
dc.titleRegimes de flexibilização e sentidos do trabalho para docentes de ensino superior em instituições públicas e privadaspt_BR
dc.title.alternativeFlexible work arrangements and the meaning of work for teachers of higher education in public and private institutions en
dc.title.alternativeRegimes de flexibilización y sentidos del trabajo para docentes de enseñanza superior en instituciones públicas y privadas es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077134pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem