As distâncias da crítica e o caso quarto de despejo
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho procura explorar as relações entre produções artísticas, posição da crítica e mercado cultural na contemporaneidade. Esses vínculos são suscitados a partir da forma como o diário Quarto de Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, vem sendo abordado. Nesse sentido, as articulações formuladas neste estudo sugerem uma leitura dos contratempos enfrentados pela crítica diante de obras criadas por minorias políticas, indicando a dificuldade para adentrar nas questões estétic ...
O presente trabalho procura explorar as relações entre produções artísticas, posição da crítica e mercado cultural na contemporaneidade. Esses vínculos são suscitados a partir da forma como o diário Quarto de Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, vem sendo abordado. Nesse sentido, as articulações formuladas neste estudo sugerem uma leitura dos contratempos enfrentados pela crítica diante de obras criadas por minorias políticas, indicando a dificuldade para adentrar nas questões estéticas, focalizando-se em uma leitura predominantemente de caráter sociológico. Ainda, especulam-se as intenções contrárias a essa posição, normalmente suscitadas por agentes financeiros da arte, que acabam por gerar uma recepção envolvida com uma estetitização de obras que carregam consigo potências políticas autênticas, no entanto apagadas no processo de homogeneização mercadológica cultural. Por fim, o foco volta-se para a obra de Carolina, no intuito de analisar de que forma essas relações afetam sua recepção, acrescentando uma possibilidade de leitura capaz de compreender sua obra, na medida do possível, de forma integral, aliando o plano social ao estético. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License