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dc.contributor.authorBittencourt, Jaqueline Marcela Villafuertept_BR
dc.contributor.authorPérez, Maria Luz Mardesichpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-26T02:34:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182780pt_BR
dc.description.abstractEste artigo traz uma aproximação da revolução cultural que está em curso a partir da mudança estrutural na educação Boliviana, a “Refundação do Estado” instituída com a promulgação da Constituição de 2009. Neste percurso queremos demostrar que a educação foi colocada, no arcabouço legal, como a função primeira do Estado. Este fato é percebido analisado no contexto histórico e nos reflexos dos câmbios institucionais do país. Neste processo há uma reconfiguração do papel do Estado onde a tendência é priorizar a gestão do público no lugar do privado, uma tendência da maioria dos países da América Latina. Nesta discussão trazemos os conceitos como a pobreza e a coesão social como instrumentos que justificam as mudanças deste Estado cuja raiz colonial escondeu os problemas dos povos originários e indígenas e requer um câmbio estrutural na organização da educação boliviana.pt
dc.description.abstractThis article brings an approximation of the Cultural Revolution that is underway from the structural change in Bolivian education, since the "Refoundation of the State" instituted with the promulgation of the 2009 Constitution. In this course, we want to demonstrate that education has been placed within the legal framework, as the primary function of the State. This fact is perceived analyzed in the historical context and in the reflections of the institutional changes of the country. In this process, there is a reconfiguration of the role of the state, where the tendency is to prioritize the management of the public instead of the private, a tendency of most Latin American countries. In this discussion, we bring concepts such as poverty and social cohesion as instruments that justify the changes of this state whose colonial roots hid the problems of native and indigenous peoples and require a structural exchange in the organization of Bolivian education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras. Rio de Janeiro (RJ). Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 71-102pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation in the Plurinational State of Boliviaen
dc.subjectEstado plurinacionalpt_BR
dc.subjectRelationship between public and privateen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCultural Revolution in Bolivian Educationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectReforma educacionalpt_BR
dc.subjectRelação público-privadopt_BR
dc.subjectBolíviapt_BR
dc.titleA revolução cultural baseada na educação no Estado Plurinacional de Boliviapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001076170pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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