A revolução cultural baseada na educação no Estado Plurinacional de Bolivia
dc.contributor.author | Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte | pt_BR |
dc.contributor.author | Pérez, Maria Luz Mardesich | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T02:34:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-1384 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182780 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo traz uma aproximação da revolução cultural que está em curso a partir da mudança estrutural na educação Boliviana, a “Refundação do Estado” instituída com a promulgação da Constituição de 2009. Neste percurso queremos demostrar que a educação foi colocada, no arcabouço legal, como a função primeira do Estado. Este fato é percebido analisado no contexto histórico e nos reflexos dos câmbios institucionais do país. Neste processo há uma reconfiguração do papel do Estado onde a tendência é priorizar a gestão do público no lugar do privado, uma tendência da maioria dos países da América Latina. Nesta discussão trazemos os conceitos como a pobreza e a coesão social como instrumentos que justificam as mudanças deste Estado cuja raiz colonial escondeu os problemas dos povos originários e indígenas e requer um câmbio estrutural na organização da educação boliviana. | pt |
dc.description.abstract | This article brings an approximation of the Cultural Revolution that is underway from the structural change in Bolivian education, since the "Refoundation of the State" instituted with the promulgation of the 2009 Constitution. In this course, we want to demonstrate that education has been placed within the legal framework, as the primary function of the State. This fact is perceived analyzed in the historical context and in the reflections of the institutional changes of the country. In this process, there is a reconfiguration of the role of the state, where the tendency is to prioritize the management of the public instead of the private, a tendency of most Latin American countries. In this discussion, we bring concepts such as poverty and social cohesion as instruments that justify the changes of this state whose colonial roots hid the problems of native and indigenous peoples and require a structural exchange in the organization of Bolivian education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Currículo sem fronteiras. Rio de Janeiro (RJ). Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 71-102 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education in the Plurinational State of Bolivia | en |
dc.subject | Estado plurinacional | pt_BR |
dc.subject | Relationship between public and private | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultural Revolution in Bolivian Education | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Reforma educacional | pt_BR |
dc.subject | Relação público-privado | pt_BR |
dc.subject | Bolívia | pt_BR |
dc.title | A revolução cultural baseada na educação no Estado Plurinacional de Bolivia | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001076170 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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