Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNeves, Clarissa Eckert Baetapt_BR
dc.contributor.authorBrandão, Guilherme Sydow Nunes Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-26T02:34:01Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182720pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo estudar as barreiras à operacionalidade da multi, inter e transdisciplinaridade (tratados em conjunto pelo termo "arranjos colaborativos") em 4 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), escolhidos a partir de seu potencial para operar arranjos transdisciplinares. Com esse intuito foi utilizado o método de estudo de caso, amparado por documentos oficiais e entrevistas semi-estruturadas, foram, também, utilizados métodos cienciométricos para a construção de determinadas categorias analíticas. O referencial teórico utilizado foi a teoria sistêmica de Niklas Luhmann. O universo da investigação foi o sistema nacional de inovação brasileiro, pois, os INCTs operam nesse contexto, acoplados a diversos sistemas funcionais: o sistema científico, o sistema educacional e o sistema político. A partir dessa estrutura, perguntou-se quais são as barreiras à operacionalidade dos arranjos colaborativos e em que medida tais barreiras afetam a produção de inovação baseada em pesquisa. Ao fim concluiu-se, no contexto do caso específico investigado, que diferentes barreiras em sinergia afetam à operacionalidade dos arranjos colaborativos, tais barreiras são reforçadas pela semântica da Academia, a semântica emergente a partir da operação das políticas científica e educacional que amparam a produção científica atual nos INCTs investigados.pt
dc.description.abstractThe current Thesis aims to analyse the barriers to the operationality of multi, inter and transdisciplinarity (considered altogether as “collaborative arrangements”) within four National Institutes of Science and Technology (INCTs), chosen from their potencial of operating transdisciplinary arrangements. To proceed with such research, the method utilised was “Case Study”, alongside the analysis of official documents and semi-structured interviews; Scientometrics was utilized in order to stablish certain analytical categories. The theoretical reference was the german author’s Niklas Luhmann system’s theory. The investigation’s background that sustained the research was the Brazilian National Innovation System, since the INCTs operate within its boundaries, attached to a series of other functional systems, such as the scientific, educational and political. Starting from this pre-existing structure, it was deemed inquired which the barriers to operate collaborative arrangements are, and in which measures these barriers interfere with the production of research based innovation. Lastly, the current Thesis has come to the conclusion that, considering its case study, the synergy among different barriers impacts on the collaborative arrengements. These barriers are reinforced and catalysed by the Academical semantics and also by the uprising structures, all starting from the operation of scientific and political systems, which sustains the INTCs’ current scientific production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLuhmann, Niklas, 1927-1998pt_BR
dc.subjectMultidisciplinarityen
dc.subjectBarriersen
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTransdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleBarreiras à operacionalidade dos arranjos colaborativos (multi, inter e transdisciplinaridade) em INCTs : um estudo de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001076911pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem