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dc.contributor.advisorGageiro, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Jaime Castro dospt_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T02:34:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182540pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo pensar os não-ditos assim como seus efeitos na constituição do sujeito negro no Brasil, tendo como ponto central o período histórico da escravização e como este é retratado nas escolas e mídias e os modos de silenciamento da cultura afro-brasileira em nossa sociedade que impedem o encontro do negro com a sua história e a possibilidade de reescrevê-la.Utilizando para tanto, cenas cotidianas do trabalho com crianças em Porto Alegre, mais especificamente na Vila São Pedro, no projeto Casa dos Cata-Ventos, pretende-se aqui relatar também o processo árduo de identificação do sujeito com a sua cor, raça e cultura.Para efeito de pesquisa, foi trabalhado com ametodologia de caráter qualitativo, fazendo uso de livros físicos, artigos e periódicos digitais.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleNão-ditos e as (im)possibilidades de contar históriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077128pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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