Não-ditos e as (im)possibilidades de contar histórias
dc.contributor.advisor | Gageiro, Ana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Jaime Castro dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-25T02:34:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182540 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo pensar os não-ditos assim como seus efeitos na constituição do sujeito negro no Brasil, tendo como ponto central o período histórico da escravização e como este é retratado nas escolas e mídias e os modos de silenciamento da cultura afro-brasileira em nossa sociedade que impedem o encontro do negro com a sua história e a possibilidade de reescrevê-la.Utilizando para tanto, cenas cotidianas do trabalho com crianças em Porto Alegre, mais especificamente na Vila São Pedro, no projeto Casa dos Cata-Ventos, pretende-se aqui relatar também o processo árduo de identificação do sujeito com a sua cor, raça e cultura.Para efeito de pesquisa, foi trabalhado com ametodologia de caráter qualitativo, fazendo uso de livros físicos, artigos e periódicos digitais. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | Não-ditos e as (im)possibilidades de contar histórias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001077128 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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