Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-22T03:01:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182445pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca argumentar que o movimento dos alunos pela escola obrigatória brasileira somente adquire feição de problema político educacional a partir dos anos 1930. Nesse sentido, ressalta que o sentido atual da noção de reprovação se define apenas no século XX, embora fosse possível reprovar os alunos desde antes. Pretende mostrar, ainda, que, em articulação com mudanças políticas e culturais em educação — como a afirmação da escola obrigatória, a definição do modelo escolar seriado e a primazia da homogeneidade das classes —, a existência de estatísticas sistemáticas e de melhor qualidade, após 1931, contribuiu decisivamente para a definição das condições de possibilidade da inclusão na agenda política da reprovação como problema.pt_BR
dc.description.abstractThe present article intends to propose the argumentation that the movement of students by Brazilian mandatory school only acquires signs of educational political problem from the 1930’s on. It indicates that the current sense of the notion of student failure is defined only in the XX century, although it was possible to fail students since before. It intends to show further that, in articulation with political and cultural changes in education — as the statement of the compulsory school, the definition of school grades model and the primacy of the homogeneity of classes — the existence of better statistics and systematic ones after 1931 decisively contributed in defining the conditions for the possibility of inclusion, on the political agenda, of student failure as a problem.en
dc.description.abstractEl artículo busca argumentar que el movimiento de los estudiantes en la escuela obligatoria brasileña solo adquiere característica de problema político educativo a partir de los años 1930. Indica que el sentido en curso de la noción de reprobación solo es definido en el siglo XX, aunque fuera posible reprobar los estudiantes desde antes. Muestra, también, que en articulación con los cambios políticos y culturales en educación — como la afirmación de la escuela obligatoria, la definición del modelo graduado y la primacía de la homogeneidad de las clases — la existencia de estadísticas sistemáticas y de mejor calidad, después de 1931, contribuyó contundentemente en la definición de las condiciones de posibilidad de la inclusión en la agenda política de la reprobación como problema.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 23 (2018), p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjecthistory of educationen
dc.subjectEstatistica educacionalpt_BR
dc.subjectEducation statisticsen
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEducational politicsen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistoria de la educaciónes
dc.subjectEstadísticas de educaciónes
dc.subjectRendimiento escolares
dc.subjectPolítica educativaes
dc.titleReprovação escolar no Brasil : história da configuração de um problema político-educacionalpt_BR
dc.title.alternativeStudent failure in Brazil: The history of the configuration of a political and educational problemen
dc.title.alternativeLa reprobación escolar en Brasil: Historia de la configuración de un problema político educacionales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001075184pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples