Show simple item record

dc.contributor.authorLamers, Juliana Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2018-09-22T03:01:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182426pt_BR
dc.description.abstractA presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde.pt
dc.description.abstractThe existence of interprofessional education (IPE) in the curriculum of health education strengths the collaborative teamwork, since it brings large acknowledgment and respect to the specificities of each profession. This essay argues perspectives for the education of health professionals based on the concept and principles of IPE. It is organized in three moments. The first presents theoretical-conceptual reflections of interprofessional health education and the interrelationship with the Unified Health System (Sistema Único de Saúde or SUS); the second presents data about the health of the Brazilian population and the medical education in Brazil; and the third approaches the possibilities and challenges for the statement of interprofessional education in health education. The arguments presented herein reinforce the relevance of the insertion of the theoretical foundations and experiences of IPE in the education of health professionals, from graduation throughout their professional career. It is still necessary more researches to understand how IPE can be effectively planned and implemented, in order to constitute its role in improving interprofessional teamwork and increasing the quality of health care.en
dc.description.abstractLa presencia de la educación interprofesional en los currículos de la graduación en salud refuerza las actitudes para el trabajo colaborativo en equipo, a través de un amplio reconocimiento y respeto a las especificidades de cada profesión. Este ensayo discute perspectivas para la formación de los profesionales de la salud, a partir del concepto y principios de la educación interprofesional. Está organizado en tres momentos. El primero trae reflexiones teórico-conceptuales de educación interprofesional en salud y la interrelación con el Sistema Único de Salud (SUS), el segundo presenta datos sobre la salud de la población brasileña y la formación médica en Brasil y el tercero trata de las posibilidades y desafíos para El establecimiento de la educación interprofesional en los cursos de graduación en salud. Los argumentos presentados refuerzan la relevancia de la inserción de los fundamentos teóricos y experiencias de educación interprofesional en salud en la formación de profesionales de la salud, a partir de la graduación ya lo largo de su trayectoria profesional. Las investigaciones deben considerarse en el sentido de traer más conocimiento sobre cómo la educación interprofesional puede ser efectivamente planificada e implementada, estableciendo su papel en mejorar la colaboración interprofesional en el trabajo en equipo y aumentar la calidad del cuidado en salud.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 34-42pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectHigheren
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectInterprofessional relationsen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectInterprofessional educationen
dc.subjectInterdisciplinary communicationen
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectCurriculumes
dc.subjectRelaciones interprofesionaleses
dc.subjectEducación interprofesionales
dc.subjectComunicación interdisciplinariaes
dc.subjectSistema único de saludes
dc.titlePerspectivas para a formação dos profissionais da saúde : educação interprofissional em focopt_BR
dc.title.alternativeProspects for the training of health professionals : interprofessional education in focusen
dc.title.alternativePerspectivas para la formación de los profesionales de la salud: educación interprofesional en focoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074766pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record