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dc.contributor.authorVigotsky, L. S.pt_BR
dc.contributor.authorMarques, Priscila Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorSales, Denise Regina dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marta Kohl dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-22T03:01:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1517-9702pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182421pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, originalmente apresentado por Vigotski em um congresso em 1931 e posteriormente convertido em texto escrito a partir de anotações taquigráficas, destaca-se a importância dada pelo autor aos riscos de que pesquisas e programas educacionais dirigidos à criança com deficiência focalizem processos biológicos e disfunções primordiais em detrimento de funções psicológicas superiores. Seu argumento principal é o de que processos compensatórios e caminhos indiretos podem promover o desenvolvimento. Tais processos e caminhos relacionam-se com a inserção das crianças em diversos ambientes culturais e são suscetíveis à ação pedagógica. Destaca-se ainda o fato de que, para Vigotski, os objetivos e tarefas da educação especial devem corresponder àqueles da escola regular, isto é, preparar a criança para enfrentar as diversas demandas da vida em sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis article was originally presented by Vygotsky in a Conference in 1931 and later turned into a written text with basis on tachygraphic notes. The author focuses on the risks of research and educational programs addressed to children with special needs to focus on biological processes and basic dysfunctions, instead of working with higher psychological functions. His main argument is that compensatory processes and indirect paths may promote development. Such processes and paths are related to the inclusion of children in diversified cultural environments and are susceptible to educational action. For Vygotsky, goals and tasks of special education should be similar to the ones of regular school, that is, to prepare children to face different demands of social life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 44 (2018), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectVygotskyen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDefectologyen
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectCompensationen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectLearningen
dc.titleAcerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasadapt_BR
dc.title.alternativeCompensatory processes in the development of the retarded child en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001075308pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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