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dc.contributor.advisorBauer, Caroline Silveirapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Anita Natividadept_BR
dc.date.accessioned2018-09-20T02:30:05Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182395pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia analisa as possibilidades de ensino e aprendizagem da ditadura civilmilitar brasileira (1964-1985) com o recorte na cidade de Porto Alegre/RS através do aplicativo MyMaps do Google. Esse aplicativo possibilita que se criem pontos em um mapa virtual a partir da temática que seu criador define - no caso em questão, pontos ligados à ditadura civil-militar na cidade de Porto Alegre. O ensino da ditadura civil-militar aprofundado neste trabalho se baseia em alguns conceitos fundamentais como: cartografias da memória, objetos de aprendizagem, tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), lugares de memória, cidade e patrimônio. Neste trabalho de conclusão de curso, é realizada a intersecção desses conceitos juntamente com os campos da história pública e da história digital para analisar uma ferramenta de aprendizagem que foi desenvolvida sobre o período histórico da ditadura civilmilitar brasileira.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectDitadura militar : Século XX : 1964-1984 : Brasilpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS) : Aspectos históricospt_BR
dc.titleCaminhos da Ditadura em Porto Alegre : ensino de História através da tecnologia digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076614pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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