A “Escola Clássica da Economia” e a análise de longo prazo segundo os estudos de Heinz-Dieter Kurz e Neri Salvadori
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
O presente trabalho tem por objetivo verificar em que consiste o pensamento econômico clássico, ou em outros termos, a abordagem clássica da economia segundo os estudos e a contribuição literária dos economistas e Professores universitários Heinz- Dieter Kurz e Neri Salvadori que dedicam grande parte de suas pesquisas ao esclarecimento do método de longo-prazo como traço distintivo da Escola Clássica da Economia. Este estudo é motivado pela preocupação com o atual problema dos recursos naturais ...
O presente trabalho tem por objetivo verificar em que consiste o pensamento econômico clássico, ou em outros termos, a abordagem clássica da economia segundo os estudos e a contribuição literária dos economistas e Professores universitários Heinz- Dieter Kurz e Neri Salvadori que dedicam grande parte de suas pesquisas ao esclarecimento do método de longo-prazo como traço distintivo da Escola Clássica da Economia. Este estudo é motivado pela preocupação com o atual problema dos recursos naturais exauríveis os quais são considerados finitos por alguns estudiosos em que pesem esforços de conservação do nosso planeta hoje em dia. Neste interim, alguns modelos foram abordados, entre eles os de Leontief – modelo input-output -, de von Neumann e de Piero Sraffa. Assim, por tratar-se de um problema que envolve situações de ultralongo prazo, resolveu-se estudar a corrente de pensamento econômico que trabalha com o longo-prazo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos, periódicos e livros redigidos por ambos autores - em conjunto ou em parceria com outros economistas. Finalmente, este trabalho abordará os economistas considerados clássicos pelos autores supracitados, explicitando as ideias destes cujo teor se coadune com o cerne do pensamento clássico e suas contribuições à evolução desta escola, além do ulterior desenvolvimento analítico da Escola Clássica e seus problemas modernos. ...
Abstract
The main objective of this monograph is to verify what the classical economic thought consists of or, in other terms, the classical economic approach according to the studies and literary contributions of the economists and professors Heinz-Dieter Kurz and Neri Salvadori, who dedicate the most part of their researches to clarify the Long-period Method as a distinctive feature of the Classical School of Economics. This work is motivated by worries about the problem of exhaustible natural resourc ...
The main objective of this monograph is to verify what the classical economic thought consists of or, in other terms, the classical economic approach according to the studies and literary contributions of the economists and professors Heinz-Dieter Kurz and Neri Salvadori, who dedicate the most part of their researches to clarify the Long-period Method as a distinctive feature of the Classical School of Economics. This work is motivated by worries about the problem of exhaustible natural resources that are considered finite by some scholars though there be, nowadays, much efforts in order to conserve our planet. Thus, some models were approached, among them that of Leontief – input-output model -, that of von Neumann and that of Piero Sraffa. Thereby, as this is a problem that belongs to ultralong-period analysis it was chosen the stream of economics that deals with problems of long-period. In order to do this, it was made a bibliographical review in articles, reviews and books written by those authors. Eventually, this work will analyze those economists that are considered classical by the mentioned professors, by explaining their contributions to the evolution of this School, besides the ulterior analytical development of the Classical School and its modern problems. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License