Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Polonia, Eunice | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Mariana Backes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T02:33:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182218 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a introdução das tecnologias de informação e comunicação e a exploração do seu potencial na educação, os paradigmas e os papéis dos participantes no processo de ensino-aprendizagem têm sido revisitados. Neste estudo, avaliamos alguns desdobramentos de uma tarefa de escrita colaborativa de fanfictions por alunos de inglês, em contexto universitário, com a utilização da ferramenta de escrita colaborativa ETC. O nosso objetivo é investigar de que maneira uma tarefa de reformulação dos textos no ambiente digital associa-se à autonomia desse aluno. Os dados mostram que a proposição de tarefas de escrita colaborativa significativas pode fomentar a exploração construtiva das interações, de modo a potencializar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira dos envolvidos e uma postura autônoma por parte dos graduandos. Identificamos através da experiência aqui descrita que a tarefa de escrita colaborativa pode, portanto, constituir-se em uma prática que dá ênfase ao processo de criação e reelaboração ativa a partir de parcerias provocadoras, que desse modo iniciam o seu agir autônomo e consolidam aprendizagens. | pt_BR |
dc.description.abstract | Upon the introduction of information and communication technologies and exploitation of their potential in education, the paradigms and the roles of participants in the teaching and learning process have been revisited. In this study, we evaluate some outcomings of a task aimed at writing fanfictions collaboratively by English students, in the academic context, with the use of the digital tool ETC. Our goal is to examine how a task of text reformulation in the digital environment is associated with autonomy. Data show that the introduction of significant collaborative writing tasks can foster the exploration of constructive interaction in order to potentialize English learning as well as an autonomous attitude. We have identified through the experience described here that collaborative writing tasks can, therefore, constitute a practice that emphasizes an active process of creation and reformulation promoting provocative partnerships among students, who thus behave more autonomously and consolidate their learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), p. [1-10] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technology and education | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Collaborative writing | en |
dc.subject | Escrita colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | en |
dc.subject | Students’ role | en |
dc.subject | Língua estrangeira : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.title | Tarefas para a aprendizagem de língua estrangeira em ambiente digital : focando o papel do aluno | pt_BR |
dc.title.alternative | Tasks for foreign language learning in a digital environment : focusing on the student's role | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001076827 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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