Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
Fecha
2009Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora na escola e do ensino da operação de potenciação. Traz o estudo a respeito do potencial da calculadora como recurso didático e do ensino da operação de potenciação, como é desenvolvido na escola, a partir dos livros didáticos, desde o nível fundamental até o médio, partindo d ...
Este trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora na escola e do ensino da operação de potenciação. Traz o estudo a respeito do potencial da calculadora como recurso didático e do ensino da operação de potenciação, como é desenvolvido na escola, a partir dos livros didáticos, desde o nível fundamental até o médio, partindo dos números naturais até chegar à função exponencial real de variável real y = ax, com a > 0 e a ≠ 1. São analisados exemplos não dados, que poderiam ser explorados com auxílio da calculadora e a lógica desta máquina no cálculo de valores de potências reais. Por fim, o texto resume a matemática da função exponencial, em nível superior. O trabalho também inclui atividade desenvolvida em sala de aula, no nível médio, com a utilização da calculadora. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Matemática (405)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License