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dc.contributor.authorSippert, Lucianept_BR
dc.contributor.authorRottava, Luciapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-18T02:30:07Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182108pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2009 e 2014), aborda a referência com base na metafunção textual. Nosso objetivo foi explicitar os sistemas discursivos de identificação e periodicidade, a fim de contribuir para a reflexão relacionada ao estudo do texto no Brasil, em uma perspectiva sistêmico-discursiva (MARTIN e ROSE, 2007). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, realizado a partir da análise de cinco textos do gênero resenha escritos em contexto acadêmico. Esta análise contemplou a metafunção textual proporcionando o entendimento da progressão textual, a partir dos processos de identificação e periodicidade. Os tipos de referências e de estrutura temática presentes nos textos levou a conclusão de que os alunos têm um conhecimento implícito destas estratégias de construção textual, no entanto, requerem um trabalho sistematizado para explorar as potencialidades da linguagem a fim de contribuir para o aprimoramento do letramento acadêmico.pt_BR
dc.description.abstractThis paper, based on the Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1978; HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004, 2009 and 2014), focus on the reference based on textual metafunction. The objective was to explain the discursive systems of identification and periodicity, in order to contribute to the reflection related to the study of the text in Brazil (MARTIN and ROSE, 2007). The study is qualitative and interpretative, based on the analysis of texts written in a academic context. The corpus was formed by five texts of the genre review. The analysis contemplated the textual metafunction providing the understanding of the textual progression, from the semantic-discursive identification and periodicity processes. References and thematic structure present in the texts led to the conclusion that students have an implicit knowledge of these textual construction strategies, however, they require a systematized work to explore the potentialities of language in order to contribute to the improvement of academic literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 33, n. 64 (2018), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.subjectSystemic-functional linguisticsen
dc.subjectReferência (Linguística)pt_BR
dc.subjectReferenceen
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectIdentificationen
dc.subjectPeriodicityen
dc.titleEstudo semântico-discursivo da referência textual sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.title.alternativeSemantic-discursive study of the textual reference under the perspective of systemic functional linguistics en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001073767pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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