Show simple item record

dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorFinger, Yasmin Winkpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-15T02:57:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182020pt_BR
dc.description.abstractO estudo apresenta como o conceito de emancipação contribui para a formação de leitores através das bibliotecas comunitárias. A questão de pesquisa levantada é: como a biblioteca comunitária pode ser um espaço de emancipação dos cidadãos? Este trabalho possui o objetivo de apresentar as diferentes narrativas dos atores que atuam e frequentam as bibliotecas comunitárias através da formação de leitores; mapear os processos emancipatórios que ocorrem nas bibliotecas comunitárias e; relacionar ações de formação de leitores com a práxis da emancipação. Estudo de abordagem qualitativa realiza-se através de entrevista com leitores, mediadores de leitura e observação de mediação da leitura e ações culturais em três bibliotecas comunitárias da cidade de Porto Alegre durante os meses de março a junho de 2018. Conclui que as bibliotecas comunitárias pesquisadas são espaços ativos na formação de leitores por meio de atividades que também promovem a troca de afetos, a formação da cidadania e da emancipação. Leitores e mediadores se identificam com diversos conceitos acerca do tema, principalmente na ideia de uma biblioteca que seja centro cultural. Salienta a importância do conceito de emancipação na conscientização de si próprio através da leitura.pt
dc.description.abstractThe study presents how the concept of emancipation contributes to the formation of readers through community libraries. The research question raised is: how the community library can be an emancipation space for citizens? This work aims to present the different narratives of the actors that act and attend the community libraries through the formation of readers; map the emancipatory processes that occur in community libraries and; to relate actions of formation of readers with the praxis of emancipation. A qualitative study is carried out through interviews with readers, reading mediators and observation of reading mediation and cultural actions in three community libraries of the city of Porto Alegre during the months of March and June of 2018. It concludes that the community libraries researched are active spaces in the formation of readers through activities that also promote the exchange of affections, the formation of citizenship and emancipation. Readers and mediators identify with various concepts about the theme, especially the idea of a library that is a cultural center. Salient the importance of the concept of emancipation in self-awareness through readingen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunity libraryen
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEmacipationen
dc.subjectFormation of readersen
dc.titleFormação de leitores e bibliotecas comunitárias: um olhar à práxis emancipatóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coStueber, Ketlenpt_BR
dc.identifier.nrb001073910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record